Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Desistência

12/03/2020 às 00:55.
Atualizado em 27/10/2021 às 02:55

Para as eleições deste ano, a expectativa é de que o número de desistências seja bem maior do que dos anos anteriores. A previsão se baseia na necessidade do afunilamento das candidaturas, em decorrência do fim da coligação na proporcional. Em vários partidos será visível a distância entre os concorrentes. Muitas agremiações estão sendo montadas para eleger esta ou aquela candidatura. Neste caso, a probabilidade de desistência é ainda maior. A chance maior de êxito ficará entre os partidos que conseguirem montar chapa equilibrada.

 
VEREADORES E A JANELA
Entre os candidatos na disputa proporcional das eleições deste ano, a preocupação maior passa a ser dos detentores de cargo (vereadores). A maioria, ao se abrigar em determinado partido, provocará a desconfiança entre aqueles que chegam sem estrutura e trabalho realizado. O primeiro desafio dos atuais vereadores é o de escolher bem o partido, aproveitando a janela de transferência.
 
PROMESSA
Tenho recebido pré-candidatos a vereador solicitando orientações quanto à tomada de decisão de filiação e estrutura de campanha. A orientação é a de que primeiro verifique a situação do partido junto à Justiça Eleitoral e a Receita Federal. Outra preocupação é verificar a relação dos pré-candidatos filiados, para saber sua real possibilidade de êxito. Outro ponto importante é decidir entrar na disputa tendo a sua própria estrutura. A brincadeira não é de graça. Acreditar que o partido ou candidato na disputa majoritária irá bancar sua campanha é pedir pra ser enganado. As promessas só acontecem para convencer o postulante a se filiar e disputar pelo partido.
 
MINISTÉRIO PÚBLICO
O Ministério Público Estadual e Federal montou estrutura e já está atuando na fiscalização das redes sociais em todo Estado para coibir os chamados crimes eleitorais, que vão desde a campanha antecipada até os fake news. As investigações estão sendo concentradas principalmente nas postagens do Instagram, Facebook e Whats App.
 
ENERGIAS RENOVÁVEIS
A Comissão de Constituição e Justiça da ALMG aprovou, na terça-feira, Projeto de Lei de autoria do deputado Gil Pereira que garante a geração de mais energia limpa, empregos de qualidade e renda no Estado, especialmente no Norte de Minas. Quando aprovado em plenário, o governo do Estado ficará autorizado a conceder o efetivo benefício fiscal, mediante prévia concordância do Confaz. A lei não traz qualquer prejuízo de arrecadação para o governo. Vale lembrar que foi justamente a energia fotovoltaica que colocou o Norte de Minas em destaque no país.
 
DILEMA DO DEM
Em Montes Claros, o DEM vive o dilema sobre a participação do processo eleitoral. É que a direção nacional exige que tenha candidato na majoritária. Até agora surgiram apenas especulações.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por