A eleição neste segundo turno do deputado estadual Bruno Engler (PL) a prefeitura de Belo Horizonte permitirá que a vereadora eleita por Montes Claros, Carol Figueiredo (PL) tenha oportunidade de assumir em definitivo uma cadeira na Assembleia de Minas. É que com a eleição do deputado estadual, coronel Sandro para a prefeitura de Governador Valadares, ela passou a ser de fato a primeira suplente e seria desta forma efetivada. Como as pesquisas de intenção de voto até agora mostram uma certa vantagem do atual prefeito Fuad Noman (PSD) , ela deve optar por assumir a vaga na Câmara Municipal.
Perfil do eleitor
Sempre fiz questão de lembrar que cada eleição conta a sua própria história e que a visão do eleitorado muda a cada pleito. Um exemplo é a atual e a nova configuração da Câmara de Montes Claros, que se assemelha às demais do país. Até bem pouco tempo era comum a eleição de um candidato representando um segmento da sociedade. Hoje o apelo do eleitor tem sido outro e em especial o benefício próprio. O desenho é que quase a totalidade dos eleitos concentram o trabalho mais no campo social. Vale salientar que a vereadora Iara Pimentel (PT) é a única que se apresenta como representante do setor de educação.
Januária 2026
A imposição do Podemos na eleição em Januária pode mudar totalmente o desenho e as pretensões do prefeito reeleito Maurício Almeida para 2026. Como nós sabemos, o chefe do executivo já havia montado a sua chapa para disputa majoritária, quando a direção do Podemos exigiu que o candidato a vice fosse o ex-deputado Zé Reis, ou do contrário este não teria legenda. Acontece que o casamento forçado tem dificultado Maurício a planejar seu projeto de 2026 que é disputar a eleição como candidato a deputado federal. Se afastar e entregar a direção para Zé Reis, que pode desistir de disputar o pleito como candidato a deputado estadual, não terá o espaço que espera. Só no caso de Zé também optar em ser candidato em 2026 que a direção do município passa para o presidente da Câmara.
Call Center
Chega a ser preocupante o grau de rotatividade dentro das empresas de Call Center. Diariamente tem divulgado na imprensa e redes sociais a oferta de dezenas e dezenas de vagas de emprego. O estresse e a pressão que sofre os trabalhadores para apresentarem resultado tem sido o principal responsável pelas demissões.
Maurício e o PL
No “mundo político de Montes Claros”, o principal assunto gira em torno do resultado da eleição de 6 de outubro, participação e futuro político de Maurício da Santa Casa, que foi candidato a prefeito pelo PL. A avaliação de Maurício, é o resultado do desenho quando do início da campanha. Houve uma preocupação em colar a sua imagem a do ex-presidente Bolsonaro (PL) e do deputado federal Nikolas Ferreira (PL) antes mesmo de apresentá-lo e aproximá-lo do eleitor.