Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Definir discurso

11/09/2018 às 07:00.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:23

A engenharia política da campanha à reeleição do governador Fernando Pimentel (PT) precisa definir com urgência a linha da campanha e do discurso. Tem chamado a atenção o fato de apresentar nos programas de rádio e TV como o candidato da mudança, como o novo, mesmo já estando há quase quatro anos no governo. Um outro ponto é que tem substituído a apresentação de proposta por atrelar a figura ao ex-presidente Lula. Até agora as formas colocadas em prática não deram resultado.
 
Adalclever
Baseado nas pesquisas de intenção de votos realizadas até agora para o governo de Minas, a grande decepção tem sido a candidatura de Adalclever Lopes (MDB), que apesar da estrutura do partido, do tempo na TV e do apoio do ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (ex-PSB), até agora não conseguiu reagir e se colocar como terceira via. Aliás, nos últimos programas, tem usado a figura de Lacerda para tentar mudar este quadro. Entendo que se entre os dias 20 e 25 deste mês não avançar, corre o risco do pleito deste ano ser decidido no primeiro turno.
 
Turno único
Desde o início do ano tivemos a coragem de divulgar que acreditávamos que as eleições em Minas seriam decididas já no primeiro turno. A saída de Marcio Lacerda (ex-PSB) e Rodrigo Pacheco (DEM) reforçou ainda mais a tese. A última pesquisa realizada pelo Data Folha (6/9), já definiu a polarização entre Anastasia, com 32% das intenções de voto, contra 22% de Pimentel. O mais interessante é que o restante dos candidatos somam 12%, o que vale dizer que com a porcentagem do atual governador teremos um total de 34%. Diferença de apenas 3% para que não haja o segundo turno.
 
Athos Avelino
Chama atenção o fato de o ex-prefeito de Montes Claros Athos Avelino Pereira ter ensaiado disputar as eleições deste ano como candidato a deputado federal e, sem qualquer explicação, não só engavetou o projeto, como também sequer se manifestou em favor deste ou daquele candidato. Por enquanto permanece morando em Belo Horizonte e, até o momento, não apareceu pelas bandas do Norte de Minas, trazendo candidatos a tiracolo.
 
Por trás do crime
Pelo andar da carruagem, o resultado das investigações em torno da real motivação e dos envolvidos na tentativa de homicídio contra o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) caminha para ser semelhante ao da vereadora Marielle Franco (Psol) e o do ex-prefeito de Santo André (SP) Celso Daniel. Até agora a única diferença é que no caso de Bolsonaro, o autor, Adélio Bispo, foi preso em flagrante. Entretanto, toda estrutura que está sendo montada em favor do criminoso é justamente para tentar ocultar os verdadeiros motivos e os demais culpados. No caso dos advogados, vale a seguinte máxima: “ninguém dá almoço de graça”.
 
Grão Mogol
O principal ponto de exploração pelos turistas que visitam o município de Grão Mogol é a chamada Praia do Val, que está totalmente abandonada pelo poder público. Por um lado, a prefeitura não investe no local, alegando que pertence a Cristália. Por outro, Cristália alega que não investe porque o local fica distante de sua sede e está praticamente na área urbana de Grão Mogol. Aliás, o local hoje está totalmente tomado por mato e muito lixo deixado por turistas e moradores do município.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por