Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Defesa da Democracia

Publicado em 12/08/2022 às 00:30.

A imprensa não pode exercer o papel de militante política, colocando seus serviços em favor de interesses pessoais, como forma de sobrevivência econômica. Estão utilizando o chamado Manifesto em Defesa da Democracia para maquiar interesses no processo eleitoral e, de quebra, agradar poderes que alimentam queda de braço com o governo. A afirmativa de ameaça à democracia é, de fato, uma ilação rasteira. Penso que nossa principal preocupação deve ser com a possibilidade da implantação, no país, da ditadura judiciária, onde o cidadão não tem mais a quem recorrer.
 
Piso dos enfermeiros
Pelo fato de ter sido apresentado e votado dentro de um viés meramente político, o piso dos profissionais da área de enfermagem acabou parando na Justiça, sob alegação de inconstitucionalidade. Nossos congressistas não definiram de onde sairá o dinheiro para pagar a conta, transferindo toda responsabilidade para os hospitais, que já andam de pires na mão. Sou de opinião que o piso aprovado é justo para quem receberá, mas muito para quem terá obrigação de pagar.
 
Reconstrução nacional
Mesmo ainda não tendo sido divulgado pelo governo federal, este jornalista obteve informações junto ao ex-ministro da Casa Civil, general Braga Netto, de que nos próximos dias o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciará a criação do Fundo de Reconstrução Nacional, cujo objetivo é o investimento em infraestrutura. O diferencial na proposta é que a definição do setor será das próprias prefeituras.
 
Visita de Lula
Lideranças petistas estão mobilizando a esquerda em toda Minas para comparecer à concentração do presidente Lula (PT) no próximo dia 18, em Belo Horizonte. Temem que seja feito um comparativo com as visitas do presidente Bolsonaro (PL). Aliás, a este respeito, foi anunciado que o ex-presidente visitaria Montes Claros antes das eleições, mas até agora não definiram data. É fato que terá que ser um evento que se aproxime do que foi o da presença de Bolsonaro, considerada a maior concentração política da história da região.
 
Órgãos ambientais
Que os órgãos ambientais são os principais responsáveis pelo atraso no crescimento empresarial do estado está mais do que comprovado. A morosidade e exigências fora da curva têm feito com que projetos importantes previstos para o Norte de Minas não avancem. Caso da SAM mineradora e, também, do Frigorífico Cara Preta, previsto para ser construído na região de Bom Jardim, entre Montes Claros e São João da Ponte. O grupo já conta no local com a criação de peixe, gado e ovelha, e tem a pretensão de industrializá-los, para atender aos mercados interno e externo.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por