É fato de que a discussão em torno das eleições de 2026 ainda está em sua fase embrionária. Entretanto, várias lideranças políticas já estão se colocando como candidatos e outras como apoiadores. Este é o caso do prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães (UB) que na última terça-feira (18), durante evento realizado na sede da Amams, manifestou apoio a candidatura ao Governo de Minas, do atual vice-governador Mateus Simões. Depois de elogiar a participação de Simões no evento, Guilherme ressaltou que o governador Zema (Novo) vem fazendo um excelente governo e que há necessidade de dar continuidade ao trabalho.
Extorsões
Sem citar nomes, o vereador por Montes Claros, Daniel Dias ( PCdoB), usou a tribuna da Câmara na terça-feira (18) para denunciar que está sendo ameaçado do uso das redes sociais para denegrir a sua imagem. Segundo ele tudo pelo fato de ter negado recursos a determinada pessoa que tinha pretensão de organizar evento que não tem cunho social. Afirmou respeitar a boa imprensa. O pronunciamento pode ser considerado pertinente, mas no momento em que o nome do envolvido não é citado, deixa dúvidas em torno de toda uma categoria. Sou de opinião que qualquer profissional que foge a ética e a lisura de comportamento deve ser denunciado publicamente e junto a justiça.
Especulação
Temos assistido a todo instante a especulação na própria imprensa regional de nomes de pessoas que supostamente deverão ser candidatos a deputado federal nas eleições de 2026. São nomes sem qualquer estrutura política que permite enfrentar as urnas com chance de êxito. Nas especulações surgem até mesmo lideranças já comprometidas com outros candidatos. Este tipo de divulgação não ajuda em nada o processo além de comprometer a credibilidade de quem divulga.
Concessão de água
O vice-governador, Mateus Simões, ao participar de encontro na Amams, na terça-feira, comentou com prefeitos do Norte de Minas sobre o projeto que será encaminhado na próxima semana a Assembleia Legislativa e que se trata da privatização da Copasa, explicou que após concretizado o fato o Governo do Estado apresentará projeto destinado a atender os municípios que não contam com os serviços da Copasa, incluindo distritos. O Estado fará a concessão do serviço de forma conjunta. Hoje Minas Gerais conta com 220 municípios sem o atendimento da empresa estatal e estes é que serão incluídos na proposta.
Reserva de águas
A Câmara de Montes realizou na manhã de quinta-feira (20) Audiência Pública para discutir sobre a reserva de água. A seca, a falta de barragens e outras medidas para garantir água principalmente ao homem do campo foi discutidas. Creio na necessidade de criação de uma Comissão permanente para propor medidas.