O debate a ser realizado na noite de hoje pela InterTV contará com a participação de Paulo Guedes (PT), Ruy Muniz (PSB), Délio Pinheiro (PDT) e Maurício da Santa Casa (PL). O candidato Guilherme Guimarães prefere agir com o resultado das pesquisas debaixo do braço e não vai ao debate. A sua equipe de campanha agendou para o mesmo horário concentração na periferia da cidade. A mediadora do debate será a jornalista mineira Aline Aguiar, que atualmente apresenta o Bom Dia Brasil.
Médico na Câmara
Chama a atenção o fato de que em Montes Claros já algum tempo a classe médica não consegue eleger um representante no legislativo, o que sempre ocorreu. O mais interessante é que passamos por uma pandemia (Covid), por uma endemia (dengue) e nem assim estes profissionais conseguiram maior visibilidade no cenário político.
Cabos eleitoras
Em qualquer eleição municipal o fato do candidato, ou seu indicado, ser o nome da atual gestão hipoteticamente larga na frente. Primeiro porque conta com a máquina administrativa ao seu favor, incluindo funcionários de cargos de confiança e outros. No caso de Montes Claros, estes fatores permitiram que o candidato Guilherme Guimarães, conseguisse um maior número de partidos como aliados e consequentemente de candidatos a vereadores que se transformaram em cabos eleitorais. Não é fato decisivo, pois não se pode subestimar adversário, principalmente aqueles que já tem serviço prestado.
Credibilidade não se compra
Após a divulgação do resultado das eleições ficará claro quais os profissionais que gravitam em torno da imprensa que respeitando o eleitor publicou fatos e não fakes para beneficiar este ou aquele candidato. Infelizmente por interesses outros tentaram contaminar o processo.
PDT rebate
Sempre respeitei opinião contrária mesmo não concordando. Agora mesmo, o ex-deputado estadual, Carlos Pimenta encaminhou comentário questionando levantamento da coluna de que o partido elegerá um vereador. Afirmou que a chapa de vereadores do PDT não tem menos de 18.000 votos. A este respeito saliento que foram semanas analisando a possibilidade de votação de todos os candidatos. É fato que não tenho bola de cristal para cravar o resultado, mas a experiência de longos anos sempre tive acerto de no mínimo 80% do resultado final. Chegamos a um número que fica entre 10.000 e 11.000 mil votos. Entendo que para 18.000 a estrada é longa. De qualquer forma respeito a sua opinião.
Surpresa
Fizemos uma análise minuciosa em relação às possibilidades de eleição proporcional em Montes Claros. Entretanto, a surpresa que aparece no radar é de atual vereador cotado para ser o mais votado no partido e que terá que amargar resultado inverso. É esperar e conferir.