Tenho tido a preocupação de analisar e comentar fatos que leve o leitor a fazer uma análise do que possa acontecer no pleito eleitoral de 2026. Sempre alerto de que o foco principal deve ser o que está acontecendo em Brasília e num segundo momento nos Estados e consequentemente nos municípios. Agora mesmo estamos assistindo de fato o Governo do presidente Lula (PT) perder praticamente toda sua base no Congresso Nacional com a debandada do Centrão. O tiro de misericórdia aconteceu na quinta-feira (18) quando a executiva do União Brasil determinou a todos os filiados do partido que estejam ocupando cargo de confiança no Governo Federal que deixem de imediato a função. O resultado é que hoje cerca de 80% do chamado Centrão já desembarcou.
 
Não indicou ninguém
A insinuação atribuída à esquerda, tentando ligar o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, ao PCC, foi a gota d’água do desembarque total do Governo Federal sem chances de retorno e com determinação de que todos ocupantes de cargo de confiança peça exoneração. A este respeito procurei o presidente do UB em Minas, deputado Marcelo Freitas e este afirmou que o partido não tem no Estado nenhum dos seus filiados ocupando cargo de confiança na estrutura do Governo Federal.
 
Castramóvel
O Cimams conseguiu através do deputado federal Fred Costa (PRD) um Castramóvel que já está à disposição da entidade em sua sede. O veículo está sendo colocado à disposição dos municípios filiados mediante agendamento. O próximo passo é a contratação de profissionais, em especial veterinário, para a realização do serviço.
 
Novos títulos
O cartório eleitoral de Montes Claros realizou na quinta e sexta-feira (18 e 19) o registro de novos eleitores. A ação aconteceu no Colégio Marista São José. E foi exclusiva para atender estudantes com idade entre 15 e 18 anos. A novidade foi justamente o atendimento a jovens de 15 anos que apesar de terem requerido o título de eleitor para ter direito ao voto deverão ter 16 anos até o dia da eleição.
 
Atendimento à imprensa
É elogiável a forma com que o prefeito de Montes Claros Guilherme Guimarães e o vice Otávio Rocha atendem a imprensa. Estes quando não atendem de imediato a ligação retornam posteriormente. Este mesmo procedimento não acontece com a maioria dos ocupantes de cargo de confiança, que sempre alegam estarem em reunião, ou viajando. Vale lembrar que os jornalistas sérios que têm responsabilidade exclusivamente com a informação correta não liga para essas pessoas com intuíto de pedir algum benefício particular. O pedido é para o esclarecimento de fatos de interesse do município. É preciso descer do salto, ou ter coragem de responder pelo seu setor. Pronto falei...!
