Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Cuidado com prazo

Publicado em 04/04/2020 às 00:59.Atualizado em 27/10/2021 às 03:11.

Tem candidatos e dirigentes partidários entendendo que, como somente no dia 14 deste mês é que o Tribunal Superior Eleitoral irá publicar a lista de filiados das agremiações, a mudança de partido, dentro da janela de transferência, ou filiação dos pré-candidatos poderão ser feitas até o final da próxima semana. É importante esclarecer que hoje as filiações são eletrônicas e chegam direto ao TSE. Desta forma, às 24h deste sábado (4), o sistema registra a última filiação dos pré-candidatos. Dirigentes partidários estão tomando como base o fato de que terão até o dia 10 para submeterem a relação ao tribunal. Essa data é prazo do TSE.

Mudança no secretariado
Havia a expectativa de que somente na próxima semana o prefeito Humberto Souto anunciaria mudança no secretariado, com o afastamento dos pré-candidatos. A decisão foi antecipada e, já na noite de quinta-feira, os nomes dos novos secretários foram publicados no Diário Oficial do Município. A servidora Celeste Leite Froes assumiu a Secretaria de Planejamento e Gestão em substituição a Claudim da Prefeitura, que retornou à Câmara Municipal para atender a Legislação Eleitoral, ficando em condição de disputar a reeleição.
 
Candidato a vice
Na relação dos exonerados pela Prefeitura de Montes Claros, na véspera do prazo final de filiação para os que pretendem disputar as eleições de outubro, chama a atenção a exoneração do secretário de Infraestrutura e Planejamento Urbano, Guilherme Guimarães, que foi substituído pelo engenheiro de carreira Vanderlino Silveira. Surgiu a informação de que seu afastamento foi para permitir que esteja apto a disputar as eleições deste ano. Neste caso, é certo que fará parte da composição de chapa na disputa majoritária. A este respeito, o próprio Guilherme informou à coluna que havia necessidade de voltar da licença na Unimontes, mas que, dependendo do prefeito, poderá retornar ao cargo. Garantiu que não será candidato a cargo eletivo este ano.
 
Secretário candidato
A exoneração do secretário de Esportes e Juventude de Montes Claros, Igor Dias, que foi substituído por Moisés da Costa Silva, colocou fim à dúvida sobre se ele será ou não candidato a vereador este ano. A sua saída dentro do prazo exigido pela legislação eleitoral colocou fim às especulações. A princípio ele disputará uma vaga no Legislativo pelo PSL.
 
Reunião extraordinária
A Câmara de Montes Claros se reúne extraordinariamente nesta segunda-feira, às 8h, para apreciar Decreto Legislativo, autorizando abrir crédito adicional no orçamento de R$ 1.181.420,00 para enfrentamento da emergência em decorrência da Covid-19. Vale lembrar que em decorrência da pandemia, as convocações somente acontecerão de forma extraordinária.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por