Infelizmente os institutos de pesquisas sérios já experimentados em outras eleições acabam sendo prejudicados com a divulgação de “pesquisa plantada”. Já se tornou um fato normal candidato que não tem nenhum constrangimento em maquiar a verdade, sempre que os números são desfavoráveis. Estes cuidam de contratar instituto sem credibilidade para apresentar números que lhe é favorável. Como após as eleições não existe punição para empresas que manipulam dados, a prática continuará fazendo parte do processo. Aliás, todas pesquisas têm por trás um financiador. O trabalho quando é sério é caro e ninguém anda por aí “dando almoço de graça”.
Debates
O leitor que se identificou como George encaminhou à coluna vários questionamentos. O primeiro é quais debates de candidato a prefeito estão previstos. Está definido um para hoje (20) realizado pela Rádio Itatiaia, a partir das 08:30 horas. O debate da TV Gazeta será na noite de segunda-feira e da InterTV no dia 3 de outubro. Quanto ao questionamento da ausência do candidato Guilherme Guimarães (UB), qualquer candidato que estiver liderando pesquisas com índices confortáveis faria o mesmo para não correr risco de desgaste. Em relação à pergunta dos motivos da desidratação do candidato Délio Pinheiro (PDT), os motivos são vários, a começar pela sua passagem pela Câmara Federal que trouxe somente desgaste. Podemos acrescentar a falta de tempo no horário eleitoral, falta de estrutura e de uma coordenação que apresente o candidato como ele sempre foi.
Vinda de Bolsonaro
Leitor questiona se a eventual vinda de Bolsonaro e Michele à Montes Claros permitiria Maurício tomar o segundo lugar nas pesquisas de Ruy Muniz. O efeito Bolsonaro provocou em todo o país o sentimento de esquerda contra direita. Isto tem um peso, mas numa eleição municipal personagem de fora do município apenas direciona a campanha. Maurício entrou na campanha de uma certa forma desconhecido do eleitorado e teve que se apresentar no decorrer da campanha, ao contrário de Ruy que já está na política a mais tempo. De mais a mais as pesquisas mostram que no atual momento somente o prefeito Humberto Souto tem influência sobre o processo.
Eleição em Jaíba
Leitores querendo saber a situação na disputa em Jaíba. Depois de vários levantamentos o que podemos dizer é que não tem nada definido. O ex-prefeito Jimmy Murça deixou a prefeitura bem avaliado e tem uma penetração principalmente na periferia e área rural. O candidato governista Diony da Contabilidade, também bem avaliado pela população, cresceu no processo principalmente por ser o candidato do atual prefeito Reginaldo Silva. Como eleição não tem empate se fosse hoje diria que Diony leva pequena vantagem.