No dia 29 deste mês, as principais dúvidas em relação a disputa na majoritária em Montes Claros estarão esclarecidas. É que o União Brasil, que tem como candidato a prefeito Guilherme Guimarães marcou para este dia o que eles chamam de Convenção Conjunta. A expectativa é de que de 10 a 13 partidos participem do evento definido pela coligação majoritária com o candidato da administração.
Convenção
O PSB que em Montes Claros que tem como candidato a prefeito o ex-prefeito, Ruy Muniz, marcou para o dia 5 de agosto, a convenção que define a chapa na disputa majoritária e proporcional. A data é o prazo final para que os partidos realizem suas convenções.
SAM Metais
Infelizmente o Norte de Minas caminha para perder seu principal empreendimento que seria a redenção de toda uma região. Trata-se do projeto de exploração mineral na região de Grão Mogol com investimento previsto na ordem de 2,1 bilhões de dólares até 2025. Entre as cidades previstas para serem homenageadas ainda está Padre Carvalho, Fruta de Leite e Josenópolis. O grupo chinês que tem a intenção de investir na região tem encontrado a má vontade do Governo Federal e Estadual, principalmente através dos seus órgãos ambientais.
Flávio Governador
Apesar de não ter colocado o time em campo, ou manifestado sobre o assunto, o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, tem sido incentivado a disputar as eleições de 2026 como candidato ao Governo de Minas. Credibilidade junto ao empresariado e a classe política aliada com a direita não lhe faltará caso decida enfrentar as urnas. Roscoe não esconde que este também é um dos seus desejos.
Judicializando as eleições
Tem sido comum nas eleições por este Brasil afora a tentativa de judicialização do processo, com candidatos em vias de perder a eleição e tentar forçar o judiciário a se envolver no processo desenterrando processos que arrastam a anos na justiça. Alguns destes casos vem acontecendo no Norte de Minas. Entendo que qualquer interferência neste momento é uma forma de calar a vontade do eleitor. O certo é que o melhor vença nas urnas.
Identidade própria
Foi o tempo em que o candidato, principalmente na disputa majoritária, vivia um personagem para tentar convencer o eleitor. Hoje com a verdade sendo desnudada pelas redes sociais, a única forma do candidato chegar ao eleitor com credibilidade é usar a identidade própria, sendo ele mesmo.