Logotipo O Norte
Terça-Feira,26 de Novembro
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Combate a seca

Publicado em 23/12/2023 às 00:00.

É preciso reconhecer o empenho das entidades do Norte de Minas que representam os prefeitos da região em busca de solução para o combate à seca que todos os anos atormenta o homem do campo. Amams, Cimams e Ammesf têm feito a sua parte, o que falta mesmo é um maior envolvimento da classe política em especial de deputados que só aparecem por aqui em período de eleição. Aliás, estes estão em situação cômoda por entender que quanto mais necessitada a população mais dependente fica da classe política.
 
Paliativo
Em situação de emergência em período de seca é bem-vindo as cestas básicas, caminhões-pipa, ou outras medidas paliativas. Entretanto, não podemos continuar refém do Governo Estadual e Federal que enxerga o problema como uma forma de alimentar a continuidade no poder. É preciso implantar medidas definitivas. Não podemos admitir também que as chamadas emendas parlamentares sejam utilizadas apenas no atendimento ao varejo que não leva a nada. No geral estes preocupam apenas com o atendimento pessoal em detrimento ao coletivo. Se não mudarmos o discurso todo final de ano estaremos ressuscitando a discussão em torno da “ novela da seca”.
 
Credibilidade
Estou assistindo às discussões políticas de bastidores, pretensos candidatos avaliando que as postagens nas redes sociais farão a diferença nas urnas. A história não é bem assim! Considero importante as mensagens nas redes sociais, mas o resultado final dependerá principalmente da credibilidade de quem publica e o que tem a oferecer ao eleitor de propostas e serviço prestado.
 
Última chance
A indefinição da escolha do nome do candidato a prefeito pelo PT tem lá suas razões. Primeiro que é preciso ter a certeza de que a agremiação não ficará fora de uma possível disputa de segundo turno. Não precisa ter bola de cristal para afirmar que a candidatura de Délio Pinheiro (PDT) é uma sombra para as pretensões petistas. Um outro ponto é que se a escolha recai sobre o deputado federal, Paulo Guedes ele sabe que esta é a sua última chance de se aventurar na disputa já que já coleciona duas derrotas e uma terceira seria o fim da disputa majoritária em Montes Claros. É fato de que análise política não é uma ciência exata, mas permite projeções.
 
Financiamento imobiliário
Empresas construtoras de conjuntos habitacionais, bem como corretores de imóveis estão entrando em desespero com a queda drástica na venda de imóveis. É que a população vem resgatando recursos aplicados na poupança, temendo um confisco por parte do Governo Federal. O número de retirada é assustador. O resultado é que a fuga na poupança fez com que a Caixa Econômica Federal cortasse o financiamento imobiliário, restringindo apenas no Programa Minha Casa Minha Vida.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por