Hoje uma das formas de analisar o que pode acontecer no pleito eleitoral de 2026 é acompanhar tudo que vem acontecendo na convivência e movimentação dos três poderes ( Executivo, Legislativo e Judiciário). Se o Governo Federal vinha perdendo o apoio de parlamentares que até então faziam parte da sua base, a previsão é que a situação pode piorar. No centro está a decisão do presidente Lula (PT) de recorrer ao STF para tentar barrar decisão do Congresso que vetou a cobrança do IOF, ao invés de buscar o diálogo. O resultado é que se não houver uma reviravolta dificilmente o Governo conseguirá aprovar matéria importante no Congresso Nacional, em especial ligado a área econômica.
Homenagem ao vice
Hoje a Câmara Municipal de Montes Claros realiza solenidade de comemoração de aniversário dos 168 de emancipação do município. Por ocasião do evento o vice-governador de Minas, Mateus Simões será homenageado com a medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros. Trata-se da principal honraria daquela casa legislativa. Ao contrário dos anos anteriores, tudo indica que pela primeira vez o evento não contará com a presença dos 23 vereadores.
Prefeitura quer fórum
O prefeito de Montes Claros informou a este jornalista que está reivindicando do Governo do Estado a transferência do prédio do Fórum Gonçalves Chaves, situado na rua Camilo Prates para o município. A idéia é utilizar aquele prédio para montar estrutura de atendimento de saúde, bem como outras estruturas da prefeitura mais procurada pela população da periferia da cidade. O governador Zema ainda não se manifestou sobre o pedido.
Prédio abandonado
Falando na rua Camilo Prates, no Centro de Montes Claros, continua chamando a atenção da população o transtorno causado por tapumes colocados para proteger prédio histórico abandonado ao lado do Fórum Gonçalves Chaves e que pertence ao Estado. O local já serviu como cadeia, Colégio Tiradentes e também de apoio para os Policiais Militares que atuam na área central. Naquele local hoje o transeunte é obrigado a usar a pista destinada aos veículos. Em relação a este assunto o prefeito Guilherme Guimarães explicou à coluna de que a prefeitura estaria disposta a receber o prédio para reestruturação desde que contasse com aporte do Governo do Estado, uma vez que o investimento é alto.
Dario Colares
O agropecuarista e atual presidente do Sicoob Credinor, Dario Colares é um dos candidatos à presidência do Núcleo Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador que é a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM). Vale ressaltar que Dario, juntamente com seus irmãos, administra o Haras Catuni, desde o falecimento do seu pai o saudoso João Carlos Moreira.