Logotipo O Norte
Quarta-Feira,16 de Abril
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

CLI da Câmara

Publicado em 21/12/2024 às 00:00.

A imprensa da região acompanhou de perto os fatos envolvendo déficit nas contas da Câmara Municipal de Montes Claros que resultaram em uma CLI, cujo resultado foi apresentado para essa mesma imprensa na quinta-feira (19). O fato de alguns vereadores terem votado contrário a aprovação do documento final levou algumas pessoas a imaginar que está havendo divisão dentro do legislativo. Dois fatos colocam por terra tal teoria. O primeiro é que o registro de chapa única é uma demonstração de alinhamento entre quase totalidade dos integrantes daquele parlamento. O outro fato é de que dos 23 vereadores somente a vereadora Iara Pimentel (PT) não faz parte da bancada governista. O resultado é que 22 vereadores estarão alinhados com a administração do prefeito eleito, Guilherme Guimarães (UB).

Posse dos eleitos
Está marcada para às 8h30 do dia 1º de janeiro, na Câmara de Montes Claros, a cerimônia de posse dos vereadores eleitos, reeleitos, bem como do prefeito eleito Guilherme Guimarães e do vice Otávio Rocha. No primeiro momento a solenidade será conduzida pelo vereador Raimundo do INSS por ser o mais velho. Este ficará responsável pela eleição e posse da nova mesa diretora, que por ser chapa única terá como presidente o vereador Júnior Martins, que conduzirá a posse do prefeito e do vice.

Conta de Humberto
Chama a atenção o fato que as contas da administração do prefeito Humberto Souto relativas aos exercícios de 2018 a 2024, serão analisadas após este deixar o cargo. O fato se deve ao TCE-MG não contar com profissionais e estrutura para julgar as contas das prefeituras em curto espaço de tempo. Para se ter ideia somente no dia de ontem (20) é que a Câmara de Montes Claros votou as contas do município relativas ao exercício de 2017. Vale ressaltar que foi aprovada por unanimidade.

Eleição no Cirsun
Ainda não foi definida e publicada a ata de eleição da nova direção do Cisrun Macro Norte ( Samu Regional). Tudo caminha para que aconteça na segunda quinzena de janeiro. A dúvida do leitor fica em relação aos prefeitos com direito a voto. De acordo com o estatuto do Samu, os prefeitos que foram reeleitos tiveram até o dia 15 de novembro para quitar o débito do município. Entretanto, os prefeitos eleitos ( novatos) terão até o dia 12 de janeiro para quitar o débito.

Imprensa e a política
Não consigo entender a postura de profissionais e determinados órgãos de imprensa que têm se envolvido diretamente na polarização de discussões políticas envolvendo o presidente Lula (PT) e o ex-presidente Bolsonaro. Entendo que é normal que o cidadão comum simpático ao presidente Lula o defenda, o mesmo acontecendo com simpatizantes de Bolsonaro. Ao jornalista cabe apenas divulgar os fatos dentro de uma ótica meramente técnica.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por