O PT vai para a eleição neste domingo (13) carregando no mínimo uma cicatriz provocada por uma ferida causada pela deputada Dandara (PT-MG) que não aceitou ficar fora da disputa e judicializou o processo. Apesar da derrubada da liminar, que permitiu remarcar de imediato a eleição, fica evidente que hoje existe dentro da agremiação várias lideranças que não falam a mesma linguagem. Colaborando com o nosso pensamento, o presidente em exercício do PT, Humberto Costa, divulgou informação de que “é inaceitável judicializar uma disputa interna do partido”. O partido que no passado foi muito duro com este tipo de atitude, conforme declarou o próprio Costa, se encontra sem força para reagir à postura da deputada mineira.
Contando com Aro
O ex-deputado Zé Reis (PP), que atualmente ocupa o cargo de vice-prefeito de Januária, já definiu que volta às urnas no próximo ano para tentar retornar à Assembleia Legislativa de Minas. Como já foi divulgado, a sua pretensão era permanecer no cargo com a possibilidade do prefeito Maurício Almeida (PP) ser candidato a deputado federal e neste caso ele assumiria a Prefeitura. Como o atual chefe do executivo recuou, ele não teve outra opção. Reis está apostando no apoio do secretário de Governo, Marcelo Aro (PP) e do voto de BH, onde foi secretário de Meio Ambiente. Vale salientar que Maurício já avisou que terá seu candidato a deputado estadual, o que prejudicará Zé Reis naquele município.
Desde segunda-feira (7) o expediente na Comarca de Montes Claros está suspenso. O retorno às atividades está marcada para o próximo dia 18 deste mês. O motivo é á transferência da infraestrutura do Fórum Gonçalves Chaves dividido nas unidades da Rua Raimundo Penalva, na Vila Guilhermina e outro na Camilo Prates. A inauguração está prevista para acontecer no dia 24. Um fato curioso é que a avenida que dá acesso ao novo fórum leva o nome do saudoso juiz Doutor Adão Múcio de Resende Prates que fez história no judiciário de Montes Claros.
Gonçalves Chaves
Poucas pessoas conhecem a história de Gonçalves Chaves que dá nome ao Fórum de Montes Claros. Era considerado um dos mais respeitado e conhecedor de leis deste país. Não foi por acaso que recebeu a homenagem. Levantei o assunto, após apurar informação de que determinada pessoa teria sugerido colocar o nome do ex-prefeito Humberto Souto na nova casa do judiciário.A sugestão gerou um certo constrangimento, não pela figura de Souto que continua sendo referenciado. O constrangimento se deve a tentativa de querer apagar naquele espaço a memória de Gonçalves Chaves. Certamente o nome de Humberto será lembrado e colocado em várias obras importantes que serão implantadas no município. Tudo no seu tempo. Pronto falei...