Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Centrão fora do barco

Publicado em 18/02/2025 às 00:00.

Tenho alertado os leitores de que é necessário acompanhar a política nacional para entender o cenário dentro do Estado, região e do município. Agora mesmo, estamos assistindo o país vivendo um quadro totalmente indefinido, onde o núcleo do Centrão, principal pilar de apoio do Governo Lula (PT), se afastando do Palácio do Planalto, o que certamente encaminhará todo desenho do pleito eleitoral de 2026. Aliás, os integrantes do Centrão já avisaram que não têm nenhum compromisso com o Governo para a eleição do ano que vem.
 
Centrão terá candidato
O pé no barranco colocado pelo Centrão na convivência com o Governo, onde os principais partidos costuram candidaturas próprias à presidência da República, vem dificultando a reforma ministerial, que foi adiada para acontecer após o carnaval. O resumo é que se prestigiar demais o centrão para garantir apoio no Congresso, cria problema com a esquerda. Se a opção for prestigiar a esquerda, complicará ainda mais a convivência com o Centrão.

Votação do orçamento
Uma demonstração clara da incerteza que vive o Governo no Congresso Nacional é o fato de que até agora não conseguiu votar o orçamento de 2025 que deveria ter sido votada em dezembro do ano passado.

Bancada do Norte
Em coluna anterior comentamos sobre a criação e o fim da bancada do Norte de Minas, que foi sepultada em 2022, por ciúmes e por disputa por território. Naquela oportunidade citei o nome de todos os parlamentares estaduais que fazem parte da bancada, mas esqueci de citar o nome da deputada estadual Leninha(PT), que diga-se de passagem tem ótimo relacionamento com todos os parlamentares da região.

Gil Pereira
A reeleição do deputado estadual Gil Pereira para a Comissão de Minas e Energia, da Assembleia Legislativa, demonstra não somente o reconhecimento daquela casa pelo trabalho que ele vem realizando em defesa das energias renováveis, em especial a energia fotovoltaica, mas também um alento para o Norte de Minas e os investidores. Gil é hoje considerado um dos parlamentares mais influentes no país, quando o assunto é energia renovável. Foi justamente a confiança obtida junto a grandes grupos nacionais e internacionais que colocou a região na vanguarda.

Anel Rodoviário
A demora na conclusão do Anel Rodoviário Norte, vem trazendo vários prejuízos para o município de Montes Claros, principalmente com a destruição dos asfalto. Nós citamos como exemplo, a Avenida Minas Gerais, onde o asfalto não foi feito para suportar trânsito de carretas. Outro exemplo citado por leitor é de que bitrens, vindo de Goiás, trazendo óleo vegetal para a usina da Petrobras, vem destruindo o asfalto da avenida Mestra Fininha até o encontro com a Avenida Sanitária (próximo ao heliporto).

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por