Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Carlos Viana fora

14/05/2022 às 00:12.
Atualizado em 14/05/2022 às 09:14

As articulações que vêm acontecendo no eixo Brasília/Belo Horizonte nos levam a cravar que o senador Carlos Viana deve anunciar, em breve, o engavetamento de seu projeto de disputar o governo de Minas pelo PL. Tudo se deve ao alinhamento do grupo do governo Bolsonaro (PL) com o grupo do governador Zema (Novo). O principal responsável pela costura é o deputado federal Marcelo Aro (Progressista), que será anunciado vice do pré-candidato Zema e carrega consigo o Podemos e o Agir. Como estes partidos são aliados da base de Bolsonaro, fica claro o alinhamento na horizontal com o governo do Estado.

Feudo dos Aros
Como tem sido normal político criar um feudo em torno do seu projeto familiar, o deputado federal Marcelo Aro, presidente do Progressista de Minas Gerais, resolveu seguir o rito. Ele, que deve ser indicado candidato a vice-governador na chapa de Romeu Zema (Novo), está indicando como candidata, para representar a família na Câmara Federal, a mãe Marli Aparecida de Aro Ferreira e, para a Assembleia Legislativa, o sogro, José Guilherme Ferreira Filho (PP).

 
Imprensa em crise
Não é somente a facilidade de acesso às informações que tem levado a maioria da população a trocar a televisão pelas redes sociais. A falta de credibilidade, o viés e a militância política, amparada por institutos de pesquisas, têm contaminado as informações, inclusive colocando em dúvida o caráter e o trabalho de muitos profissionais que estão a serviço dos seus patrões. Aliás, estão divulgando notícias políticas com o único objetivo de induzir o eleitorado.
 
Salve as pesquisas
Pesquisa divulgada por jornal da capital, cujo instituto é ligado aos órgãos de imprensa, traz dados de intenção de voto na corrida pela vaga ao Senado, cujos números estão totalmente fora do que reflete as vozes das ruas no Estado. Entre os pré-candidatos a senador, apresentaram de forma clara apenas o nome do deputado estadual Cleitinho (Cidadania). A este respeito, o que podemos dizer é que o beabá da política historicamente nos mostra que os senadores eleitos, ou mais votados, tiveram ligação direta com o candidato na majoritária melhor avaliado pelo eleitorado.
 
Declaração polêmica
Nesta semana, o deputado federal Marcelo (União Brasil-MG) protagonizou na Câmara Federal um discurso até então surpreendente. Contrariando a decisão do presidente do seu partido, Luciano Bivar, que declarou ser candidato à Presidência da República, o parlamentar subiu na tribuna da Câmara e teceu rasgados elogios a Zema (Novo) e Bolsonaro (PL), ao mesmo tempo que declarou serem estes os seus candidatos na majoritária. Será que Bolsonaro e Bivar fizeram as pazes e vão caminhar juntos nas eleições? É no mínimo estranho.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por