Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Cansaço de Lula

Publicado em 17/09/2022 às 00:30.

Existem fatos que ocorrem durante a campanha eleitoral, que não nos sentimos a vontade para discorrer, uma vez que se trata de questões pessoais dos envolvidos. É o caso do momento vivido pelo candidato à presidência da República, Lula(PT), que tem tropeçado nas palavras e no raciocínio lógico, sendo inclusive o motivo para evitar participar de debates. Em Montes Claros, por exemplo, o ex-presidente , em seu discurso, chamou o candidato ao governo de Minas, Alexandre Kalil (PSD), de futuro governador do Rio de Janeiro, fato que viralizou na imprensa nacional. Quero acreditar que seja somente cansaço aliado a idade.
 
Pesquisa
Infelizmente a divergência de dados e números dos institutos de pesquisa no Brasil tem servido apenas para confundir o eleitorado. É fato que a maioria destas empresas agem pelo interesse financeiro, ou por preferência na disputa. O mais triste é que não existe uma lei específica para punir com rigor as empresas que entram no processo para fazer o jogo. Como não existe nenhum tipo de cobrança, os dados manipulados são levados até as vésperas do pleito, quando então tentam ajustar a realidade.
 
Análise isenta
Em ano de eleição, qualquer comentário político será visto em ângulos diferentes, já que sempre é favorável a um grupo contrário a outro. O que nos resta é realizar análise de forma que permita o leitor tirar as suas próprias conclusões dos fatos.
 
Militância
Na disputa majoritária nenhuma leitura é mais fiel, neste período que antecede as eleições, do que a movimentação dos militantes em torno do candidato. São pessoas que se envolvem no processo por acreditar no projeto ou se identificar com o nome escolhido. Nas eleições majoritárias deste ano, tanto na disputa ao Governo de Minas, como na presidência da República é possível perceber, entre os concorrentes, quem de fato tem conseguido mobilizar sua militância em maior número. Vale salientar que no geral, militante é aquele que se envolve no processo de forma voluntária.
 
Antecipando visita
Notícia divulgada por analistas políticos da grande imprensa e nas redes sociais é de que a visita do ex-presidente Lula (PT) a Montes Claros estava prevista para o final do mês, mas foi antecipado devido ao resultado de pesquisa que ele próprio teria tido acesso. Vale ressaltar que a última pesquisa realizada no município foi realizada pelo Instituto Apup e uma das pessoas que participou do rateio foi o deputado federal Paulo Guedes (PT).
 
Ataque a Zema
Diante de números apresentados por pesquisas de intenção de voto, onde mostra que o atual governador Romeu Zema (Novo) venceria as eleições já no primeiro turno, ele passou a ser alvo de ataque de todos seus adversários, em especial Kalil (PSD) e Pestana (PSDB).

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por