Logotipo O Norte
Terça-Feira,8 de Julho
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Candidatos a prefeitos

Publicado em 30/12/2022 às 02:00.

Tenho sido cobrado, por leitores, a comentar sobre a sucessão municipal em Montes Claros e os rumos que a corrida à vaga na chefia do Executivo está tomando. Apesar de ainda ser muito cedo, é possível fazer apenas o rascunho de como deverá – ou poderá ser – encaminhado o processo. O candidato da situação caminha para ser o atual vice-prefeito, Guilherme Guimarães. Já o tradicional candidato da oposição será o PT, que necessita assistir o desenrolar do Governo Lula para saber como se posicionará. Se o presidente eleito atender – em 2023 e no 1º semestre de 2024 – a expectativa da população, o nome natural passa a ser do deputado federal Paulo Guedes (PT). Caso contrário, será a deputada estadual Leninha (PT), que não tem a força da agremiação, mas é melhor avaliada pelos eleitores alinhados com a esquerda.
 
Composição PT/MDB
Se o deputado estadual Tadeuzinho (PMDB) conseguir emplacar seu nome como presidente da Assembleia Legislativa, terá influência direta nas articulações pela disputa da prefeitura de Montes Claros. Apesar de ter recebido o apoio público do prefeito Humberto Souto, existe um namoro histórico com o PT, o que permite dizer que uma composição com a esquerda não está descartada.
 
Terceira via
Dependendo do desenrolar das discussões em torno da sucessão municipal em Montes Claros, não está descartada o surgimento de uma 3ª via, alimentada pela força dos deputados que têm o deputado Gil Pereira (PSD) como estadual majoritário no município e o deputado federal Marcelo Freitas (UB), que sempre alimentaram o projeto de disputar a prefeitura. A discussão passaria pela participação do deputado Arlen Santiago ( Avante) e do próprio Tadeuzinho (MDB).
 
Ruy candidato
Tomando como base o fato de que cada eleição conta sua própria história, estive conversando com o ex-prefeito e ex-deputado Ruy Muniz sobre as eleições municipais de 2024. A este respeito, deixou claro que, mais uma vez, vai colocar seu nome para apreciação do eleitorado.
 
Mineiro no Governo
A informação, de fonte segura junto ao núcleo petista nacional, é que o ex-deputado e ex-ministro da saúde, Saraiva Felipe – que já foi secretário de Saúde em Montes Claros – fará parte do staff do presidente eleito Lula (PT). O mais provável é que seja aproveitado dentro da estrutura de saúde, setor que conhece profundamente. Ele já teria sido sondado pelo presidente eleito, mas a definição e o anúncio devem sair somente na 2ª quinzena de janeiro.
 
Polícia Civil
Tudo caminha para que o governador Zema (Novo) mantenha os comandos na Polícia Civil do Estado, tanto na direção na capital, como no interior. De qualquer forma, já tem deputado tentando fazer lobby para mudanças no interior.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por