O ex-prefeito de São Francisco Luiz Rocha Neto, também conhecido como Luizinho, que durante muito tempo fez parte das fileiras do MDB, decidiu disputar neste ano uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas. O que mais chama a atenção é o fato de ele ter escolhido o PC do B para abrigar a sua candidatura.
Marcio Lacerda
Mesmo fora da disputa eleitoral, o ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda vai participar ativamente da campanha. Ele participou ontem de almoço com dirigentes do MDB, Podemos, Pros, PRB, PDT e PV e PV, quando ficou acertado que coordenará a campanha dos candidatos que compõem a coligação. Até o fechamento da desta coluna, ele não havia entrado com pedido de desfiliação do PSB.
PSB na coligação
Mesmo com a desistência do ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda de disputar o Governo de Minas, o PSB continua fazendo parte da coligação na proporcional que tem ainda o MDB, PV, Podemos, PRB, PDT e Pros. A saída oficial depende do Tribunal Superior Eleitoral. É que a participação dos Pessebistas na coligação depende do julgamento que pede a anulação de candidatura do partido em Minas.
Apoio formal
Integrante da cúpula do PSB de Minas informou à coluna que, se for formalizado o apoio da agremiação à candidatura ao Governo de Minas de Fernando Pimentel (PT), os candidatos a deputado estadual e federal do partido já decidiram que não vão se manifestar nem pedir voto para o atual chefe do executivo mineiro. Entendem que a possibilidade de perder voto é maior do que conquistar.
Substituindo candidatos
Se for confirmada a saída do PSB da coligação com MDB, PV, Podemos, PRB, PDT e Pros, além do prejuízo do tempo de rádio e TV, um outro problema é a necessidade do preenchimento de 20 vagas que foram indicadas pelo PSB. Vale lembrar que na prática a coligação sai enfraquecida, já que os substitutos não têm o mesmo potencial eleitoral.
Composição
A possibilidade de entrada no PSB na coligação liderada pelo PT, além de provocar a retirada de várias candidaturas já anunciadas, passa a ser composta na disputa por vaga na Câmara Federal pelo PT, PSB, PR DC e PC do B. Na disputa estadual, é a mesma coligação, mas sem o PC do B e o DC.
Visita de Pimentel
O governador de Minas e candidato à reeleição, Fernando Pimentel (PT), havia agendando para esta sexta-feira visita a Montes Claros e Salinas. Ontem a agenda foi cancelada. Informação colhida pela coluna dá conta de que a expectativa é de que a agenda seja remarcada para próxima semana. Em Montes Claros não está definida nenhuma reunião com o eleitorado. Ele virá à cidade inaugurar oficialmente as obras da adutora do Pacuí, que responderá pelo abastecimento de água de parte da cidade, e gravar imagens para o seu programa eleitoral.