Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Caio Campeão

Publicado em 10/10/2024 às 00:00.

Um fato inédito nas eleições municipais deste ano aconteceu no município de São João do Pacuí. O prefeito reeleito, Caio Cunha (MDB), mesmo tendo sido candidato único, conseguiu talvez o maior índice de aprovação do país. Dos 3.303 eleitores que compareceram para votar, 2.885 eleitores, manifestaram apoio ao candidato. O índice equivale a 85%. Um outro fato inédito é de que dos nove vereadores eleitos, todos fazem parte do seu grupo político, sendo 4 do MDB, 2 do PT, 2 do PRD e 1 do PSD.

Cultura da corrupção
No período da pré-candidatura alertei aos interessados na disputa proporcional de que se não tivesse estrutura financeira não era conveniente entrar no processo, ficando esperando o partido bancar "a brincadeira". É fato que um ou outro consegue sobreviver, baseado no trabalho que construiu, mas é fato isolado. A este respeito não tenho dúvidas de que grande parte das campanhas sobreviveram às custas do aporte financeiro. Afirmar que houve compra de voto serei obrigado a provar judicialmente. Entretanto, as movimentações de determinados candidatos não deixam dúvidas. Aliás, enquanto não mudar profundamente a regra do jogo, tal prática será incapaz de ser extirpada do processo.

PT e PL
Existe uma coincidência na política até difícil de acreditar. É o caso da participação do PL e PT nas eleições de Montes Claros. As duas agremiações que hoje no país estão em pontos extremos (direita e esquerda) acabaram sendo parceiras no pleito de 6 de outubro. É que o PL teve votação suficiente para eleger duas vereadoras, sendo Carol Figueiredo e Néia do Criança Feliz. Acontece que Néia não conseguiu o quociente eleitoral exigido pela lei eleitoral (20%) e acabou perdendo a vaga. Como o PT tinha a maior sobra, a vaga caiu no colo da vereadora Iara Pimentel do PT.

PT saudações
Está mais do que na hora do PT repensar suas ações e principalmente o seu discurso. Continuar acreditando que a exploração da miséria e o ponto de convencimento do eleitorado não se aplica mais. As eleições em Montes Claros isso ficou demonstrado de forma clara. Estamos numa cidade de classe média e que converge todos os municípios do Norte de Minas e parte do Vale do Jequitinhonha e Mucuri. Por aqui a avaliação é feita em torno da cidade como um todo. O partido precisa melhor discutir suas candidaturas de forma antecipada e sem imposição. Para se ter ideia, em 1996, quando o partido lançou a chapa Petronilho Narciso, a agremiação conseguiu, naquela época, o apoio de 27% do eleitorado. Hoje depois de 28 anos o máximo que conseguiu foi 6,51%. Um outro fato interessante é que o deputado federal, Paulo Guedes conseguiu acumular a sua terceira derrota na disputa, fechando o seu ciclo. É preciso buscar renovação dentro do ninho petista.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por