Não tem como não comentar o resultado das eleições nos Estados Unidos e a influência que terá no Brasil. Estamos assistindo todo tipo de especulação. Enquanto a direita comemora, a esquerda prefere o compasso de espera. É certo que a vitória de Trump influenciará em todo planeta especialmente no fortalecimento da direita. Entretanto, na convivência entre país, principalmente no trato comercial, não deverá haver mudanças, apesar do presidente eleito ter declarado que protegerá o comércio local. O Brasil é hoje um dos maiores exportadores de alimento do mundo e os próprios americanos dependem muito dos nossos produtos.
Não sou candidatos
Comentei na coluna anterior que o prefeito reeleito de Buritizeiro, Pedro Braga (PSD) seria um dos nomes na disputa pela presidência do Cimams. A este respeito comentou que ainda não definiu se será candidato, ou apoiará outro nome. Ele não descarta tais possibilidades, mas afirmou que a tendência é que não seja candidato e que foque em sua gestão. Pedro que já foi presidente da Ammesf, ressaltou que a função consome muito do tempo que poderia ser utilizado nas questões do seu município.
Serra Geral/Cimams
Na tarde de quarta-feira , o prefeito reeleito de Janaúba, Zé Aparecido (PSD), esteve reunido com os prefeitos que compõem a região de Serra Geral para discutir entre outras coisas a eleição no Cimams. Já declarou que é candidato à presidência da entidade.
Água Mineral
É salutar a decisão da Secretaria de Fazenda do Estado que passou a exigir das revendedoras de água mineral o Selo Fiscal de Controle e Procedência da água que é aplicado diretamente sobre o lacre do garrafão. O que não estava no combinado é que as empresas revendedoras resolveram transferir o ônus para o consumidor e passou a cobrar um real a mais em cada garrafão. É o Brasil sendo Brasil!
PL dividido
Passado as eleições o momento é propício para que o PL de Montes Claros passe por uma reformulação, buscando alinhar com grupos que defendem as mesmas ideias. Hoje a agremiação está dividida em grupos Este foi um dos motivos que resultou nas dificuldades encontradas por Maurício da Santa Casa (PL) na sua campanha a prefeito. Para se ter ideia a maioria dos candidatos na proporcional da agremiação estiveram na embarcação do candidato do União Brasil, Guilherme Guimarães.
Lei Eleitoral
É mais do que necessário que deputados federais e senadores deixem a hipocrisia de lado e façam uma reforma eleitoral que represente a vontade do eleitor e não dos partidos. Um exemplo claro é em Montes Claros, onde candidato com mais de três mil votos perdeu a eleição para quem obteve menos de dois mil votos. O formato da exigência do que chamam de quociente eleitoral é cruel e não reproduz a vontade da maioria.