No momento em que o deputado federal e pré-candidato a prefeito por Montes Claros, Paulo Guedes (PT), insiste numa queda-de-braço para obrigar o PSD do município a fazer parte oficialmente de sua campanha, demonstra insegurança no processo. É o mesmo que ganhar e não levar. A briga surda apenas tem como pretexto conseguir o tempo de rádio e TV. Na convenção realizada na segunda-feira (5) o PT não fechou a ata e garantiu aos candidatos a vereador do partido que o vice sairá do PSD. Chegou a citar conversa com o senador Rodrigo Pacheco (PSD). Toda essa conversa surgiu depois do PSD ter realizado sua convenção e fechado apoio a candidatura de Guilherme Guimarães, inclusive disponibilizando o resultado da ata.
Judicializando convenção
Fonte da cúpula do PT de Montes Claros informou à coluna de que o PT do município está esperando o registro da ata do PSD para judicializar o resultado. Ele informou que a providência seria tomada junto com a direção estadual do PSD. Apesar de não ter conversado com o deputado Gil Pereira (PSD), não acredito que ele tomaria qualquer decisão sem a aquiescência da direção no Estado. Até mesmo para o futuro da agremiação, pensando em 2026 é importante que continue contando com Pereira que é a principal liderança do PSD no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha.
Otávio vice
No início da manhã de ontem o prefeito Humberto Souto colocou fim nas especulações em torno do nome que seria indicado como vice-prefeito na chapa encabeçada por Guilherme Guimarães (UB). O nome não causou nenhuma surpresa para o mundo político já que era a decisão esperada. A escolha do nome do ex-procurador Otávio Rocha dentro do grupo contempla a vontade pessoal de Humberto.
Vice de Ruy
Nas redes sociais na noite de segunda-feira (5) e no dia de ontem circulou nas redes sociais que na convenção do PSB o candidato a prefeito Ruy Muniz teria apresentado a sua esposa, a ex-deputada Raquel Muniz como sua companheira de chapa como candidata a vice. Até o final da tarde de ontem o assunto não passava de especulação. Em nenhum momento Ruy falou sobre o assunto, o que deve acontecer ainda nesta semana. Nenhuma hipótese está descartada.
Sem partido
Chegamos a comentar na coluna anterior a saída do prefeito de Montes Claros Humberto Souto do Cidadania e os reais motivos. Acertamos na análise mas erramos quando afirmamos que ele filiaria no PP. Souto fez questão de afirmar que a princípio não pretende filiar em nenhum partido
Lagartixa e Jacaré
Em política é um fenômeno raro você conseguir criar uma liderança política da noite para o dia. Tem candidato e apoiadores contestando análise deste jornalista neste sentido. O que posso dizer é que em política não adianta dar ração para lagartixa esperando que vire jacaré.