Se a intenção do chamado passaporte sanitário imposto pela prefeitura à população de Montes Claros tinha como objetivo sacrificar ainda mais o comércio, em especial, bares e restaurantes, certamente o objetivo foi atingido. O que vimos no final de semana foram estes locais vazios. Não somos contrários a medidas sanitárias que venham prevenir a população do contágio pelo vírus da Covid-19. Entretanto, é preciso evitar causar constrangimento ao cidadão. Aliás, é preciso usar o bom senso, adotando medidas simétricas. Enquanto na véspera de Natal as ruas centrais da cidade não cabiam de tanta gente, sem qualquer tipo de exigência, o mesmo não aconteceu com o comércio de bebidas e alimentação.
Adauto Marques
Por aqui a imprensa não divulgou, mas vale salientar que na semana passada o competente empresário montes-clarense Adauto Marques foi reeleito presidente da Regional Norte da Fiemg. Na mesma ocasião, foi reeleito o presidente Flávio Roscoe. Em conversa com este jornalista, Adauto comentou que ainda neste primeiro semestre deve anunciar a chegada de novas empresas em Montes Claros.
Apae e a solidariedade
Tenho assistido em Montes Claros diversas campanhas solicitando ajuda para instituições que atendem a população carente em diversas áreas. O pedido vai desde aproveitar a declaração do imposto de renda para destinar recursos a estas entidades, até usar o comércio para pedir a oferta do “troco das compras”. Chama a atenção o fato de que entre as entidades beneficiadas estão várias instituições que cuidam de crianças com deficiência, sendo que a Apae, que atende especificamente crianças, jovens e adultos carentes, muitos sequer têm alimento dentro de casa, é quem menos tem recebido ajuda. Seria importante que as pessoas que se dispõem a doar fossem conhecer de perto as famílias que são atendidas pela Apae de Montes Claros.
Thiago Aquino
O competente odontólogo, com várias experiências na área administrativa, Thiago Aquino, foi eleito presidente do Instituto Superior em Ciências da Saúde (ISCS), mantenedor da Faculdade de Ciências Odontológicas (FCO), que é uma das referências na região e no Estado. Pelo seu histórico, não temos dúvidas do crescimento da instituição durante a sua gestão.
Alerta alagamento
Leitor que solicitou que seu nome não fosse divulgado, e que tem conhecimento na área, informou à coluna de que teremos mais chuvas e risco de mais problemas em Montes Claros. O alerta se deve ao fato de que as autoridades municipais não têm tido a preocupação de alertar a população em relação à questão e, principalmente, as áreas mais vulneráveis. Estão agindo apenas pela fé, quando sabemos que a fé sem ação é morta.