Nesta quarta-feira, (10), as 11:30 horas, o Minas das Minas e Energia, Alexandre Silveira, o Ministro de Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes e o diretor-presidente da Codevasf Marcelo Moreira estarão em Montes Claros para participarem da cerimônia de Assinatura do Contrato de Concessão do Projeto da Barragem de Jequitaí. O evento acontece no Portal de Eventos. A mobilização de autoridades política e profissionais da imprensa vem sendo realizada pela Cimams.
Comunicação federal
Não sei se é falta de credibilidade, de prestígio ou ineficiência na comunicação e mobilização mas chama a atenção o fato de em cima da hora dois importantes ministros do Governo Federal anunciarem visita a Montes Claros sem que seja do conhecimento público. O próprio fato da assinatura do contrato de concessão do projeto Jequitaí já seria suficiente para mobilizar lideranças. Levando para o lado político, certamente a imprensa vai querer saber do posicionamento do Ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD) em relação ao posicionamento da agremiação nas eleições do município. Aliás, Silveira sabe que o seu futuro político passa pelas eleições deste ano.
Kiko Canela
Chega a ser preocupante as especulações e notícias falsas, fora de hora, que pessoas que gravitam em torno da imprensa, na tentativa de ganhar seguidores e viralizar postagens, tem divulgado notícias que além de desinformar, perturba o processo político e tem servido de chacota. Publicaram na semana informação de que o ex-vereador e empresário da Educação, Kiko Canela havia desistido de ser candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Ruy Muniz (PSB). Falaram inclusive em desentendimento entre os dois. Em conversa com este jornalista Kiko considerou a nota uma falta de zelo com a informação.
Especulação
Falando em especulação em torno do processo eleitoral de Montes Claros, outra nota divulgada na semana passada e que não passou de fake news, foi a informação de que o general Mário Araújo seria o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Maurício Sérgio (PL). Mesmo admitindo que em política não existe o impossível, o fato é que o Mário Araújo comentou com este jornalista que não pretende em nenhuma hipótese voltar a enfrentar as urnas como candidato. Se não bastasse a posição do general é fato de que o seu partido, o Republicanos, já teria fechado apoio a candidatura de Guilherme Guimarães (UB).
Capitão Enéas
O ex-prefeito de Capitão Enéas, César Emílio (PT), que havia anunciado que seria candidato a prefeito desistiu da empreitada. Preferiu apresentar como candidato o seu filho, o jovem advogado Lício César (PT).