Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Avante

05/03/2020 às 02:00.
Atualizado em 27/10/2021 às 02:50

No dicionário, a palavra avante é sinônimo de primeiro, à frente, adiante. O antônimo de avante é contrário, depois. Já no mundo político de Montes Claros, a palavra Avante se trata de uma agremiação partidária anunciada para ser uma das opções na disputa na majoritária. Entretanto, ao se aproximar das convenções, o desenho é de que o partido não deve seguir avante no seu projeto, o que afetará inclusive os pré-candidatos a vereador. É que o principal líder do grupo, o pré-candidato a prefeito Emerson Guimarães deve ser o primeiro a abandonar o barco. Integrante da cúpula do DEM informou a coluna que ele esteve reunido com o presidente da agremiação, Jairo Ataíde e acertou sua filiação para ser um dos nomes para disputa majoritária.

 
Novela Avante
A coluna apura informação de que a direção do Avante em Montes Claros poderá mudar de mãos. Com o anúncio da saída do presidente do diretório municipal, Emerson Guimarães, o presidente estadual, Luiz Tibé, deve de imediato indicar outro nome. Como se trata de diretório existe a possibilidade de ser uma decisão caseira. A informação que vem da capital é de que tem sido grande a pressão para que a direção estadual apoie nome de maior visibilidade e possibilidades de êxito nas urnas. Tal pedido de alinhamento e pressão estaria sendo feito via deputados da região.
 
Descarte de garrafa
Recentemente a Câmara de Montes Claros aprovou Projeto de Lei de autoria do vereador Soter Magno (PP) que foi sancionado pelo prefeito Humberto Souto e que obriga os comerciantes a receberem e descartarem legalmente garrafas de vidro. Pelo que temos percebido, até agora a Lei não foi colocada em prática, ficando o dito pelo não dito. O problema é que a prefeitura teria que encontrar uma forma de regularizar a proposta, inclusive facilitando o recolhimento, principalmente das garrafas dispensadas pelas residências. Aliás, uma das saídas seria colocar pontos de recolhimento e encontrar pessoas que queiram utilizá-las. Outra saída seria o incentivo para aquisição de máquina de triturar vidro, cujo resultado tem várias utilidades. Vários municípios já encontraram solução.
 
Fim do casamento
A conversa que ronda o Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, é de que o casamento entre o governador Romeu Zema e o Novo já chegou ao fim. O último episódio foi o ingresso da agremiação no STF questionando o reajuste do chefe do executivo mineiro aos profissionais da segurança. Aliás, Zema desde o segundo semestre do ano passado rasgou o projeto do Novo. Governa em outra direção.
 
Zona Rural
Em Montes Claros, o candidato que fincou sua bandeira exclusivamente na votação da zona rural poderá sair decepcionado. É hoje o voto mais disputado por metro quadrado. Candidato de mais e voto de menos.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por