Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Auditoria nas urnas

Publicado em 11/11/2022 às 02:00.

Acreditar que a fiscalização das urnas eletrônicas realizada por técnicos do Ministério da Defesa, apresente algum fato novo – além das suspeitas levantadas por vários setores da sociedade – é criar uma falsa expectativa de mudança no resultado do processo eleitoral. Primeiro que a insuficiência de ferramentas e procedimentos disponibilizados e o impedimento no acesso ao código fonte das urnas comprometeram todo levantamento. Foram autorizadas somente análises estáticas. Para complicar, não foi autorizado acesso ao sistema de controle de versões do Sistema Eletrônico de Votação (SEV). O resultado é possível imaginar.
 
Câmara de Janaúba
Foi inaugurada nesta quinta-feira (11) a Rádio Câmara 89,9 FM de Janaúba, que vinha funcionando com caráter experimental. O estúdio foi instalado no andar superior do Legislativo e passa a ser denominado de Palácio Deputado Adelino Pereira Dias, que foi prefeito do município e pai do ex-vice-prefeito e ex-vereador Valério Dias, que controla duas rádios comerciais na cidade.
 
Eleição Codanorte
Marcada para o próximo dia 29 a eleição da nova diretoria do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável (Codanorte). O atual presidente, o prefeito de Francisco Dumont, Eduardo Rabelo, é candidato à reeleição e tudo indica que não terá dificuldade de renovar o mandato. Até agora, aparece como candidato único. Vale salientar que ele conseguiu reestruturar e dar visibilidade à entidade.
 
Eleição no Cimams
Foi definida para 1º de dezembro a eleição no Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams). Oficialmente, até agora somente o atual presidente, o prefeito de Patis, Valmir Morais de Sá, se apresentou como candidato à reeleição. Vale salientar que, nos últimos anos, a entidade se reestruturou e ganhou visibilidade, inclusive atraindo prefeituras de municípios fora do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Mucuri.
 
Eleição na Amams
A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) deve anunciar na próxima semana a data da eleição da nova diretoria. Tudo caminha para que aconteça com chapa única encabeçada pelo atual presidente, o prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá. Vale salientar que hoje a entidade está totalmente estruturada e com visibilidade dentro e fora do Estado.
 
Eleição MOC
Os eleitos em outubro ainda nem tomaram posse e já estamos assistindo articulações em torno da disputa pela prefeitura de Montes Claros. A este respeito, entendo que o ponta pé inicial é quando o prefeito Humberto Souto não se manifestar sobre o processo.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por