A coluna mais uma vez sai na frente e traz a informação de que o deputado estadual Arlen Santiago, que durante os seus 35 anos na política fez carreira no PTB, já prepara as malas para mudar de casa. Informação colhida com exclusividade pela coluna é de que ele vai se filiar ao Avante e será um dos coordenadores da agremiação em vários municípios do Norte de Minas. A mudança acontece no mês de março, quando abre a janela de transferência que vai de 3 de março a 3 de abril.
Mudança de partidos
Já estamos antecipando que um terço dos deputados estaduais mineiros está de malas prontas para mudar de partido. Levantamentos extraoficiais que têm sido realizados naquela casa apresentam este quadro.
Desistência da obra
Mais uma vez saímos na frente, quando antecipei que a empresa Contek, que havia vencido a licitação para realizar a pavimentação da MG 402, no trecho entre Pintópolis a Urucuia, desistiria do serviço, porque queria reajuste nos valores do contrato. Não deu outra. Os empresários devolveram para o Estado o contrato.
Obras paralisadas
Algo de estranho tem acontecido no país, onde centenas de obras importantes estão paralisadas, porque quem venceu a concorrência, alegando aumento no preço do material, vem exigindo reajuste nos valores. Quero acreditar que seja apenas coincidência. Em governos anteriores era comum o superfaturamento, bem como a aplicação de aditivos que acabavam elevando o preço e a obra saia pelo dobro do valor de contrato.
Novo comandante
Vários leitores querendo saber a origem do tenente-coronel Luciano Chaves, que na sexta-feira assumiu o comando do 10º Batalhão da Polícia Militar de Minas, em substituição ao tenente-coronel Giovane, que passou para o quadro da reserva. Ele estava lotado em Belo Horizonte, mas é natural do município de Aiuruoca, no Sul de Minas.
Virgílio Guimarães
A nova notícia política que circula nos corredores da Assembleia Legislativa tem como centro o deputado estadual Virgílio Guimarães (PT). Na semana passada a notícia era de que ele poderia ser indicado a vice de um dos candidatos ao Senado. Nesta semana, a conversa é de que existe a possibilidade de Alexandre Kalil deixar o PSD e se filiar no PSB e que, num acordo com o PT, Virgílio poderá ser indicado vice da chapa.
Zema e a segurança
Na segunda-feira o governador Romeu Zema se reuniu com a cúpula das polícias para tentar acalmar os servidores da área de segurança que exigem a recomposição das perdas inflacionárias que somam 40%, e que foi repassado apenas a primeira parcela de 13%. A preocupação do chefe do executivo mineiro é tentar evitar as manifestações previstas para segunda-feira (21). A área econômica do Governo jura que não há dinheiro para conceder o reajuste solicitado. Será?