Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Apenas coincidência

Publicado em 03/01/2026 às 00:00.

Nos estragos causados pelas chuvas que ocorreram em Minas Gerais o município de Manga foi o único no estado a receber recursos de R$ 1 Milhão do Governo Federal para lidar com as consequências das fortes chuvas que caíram em várias cidades mineiras. Creio que foi apenas coincidência o fato do único município beneficiado em Minas ter como prefeito Anastácio Guedes (PT) que é irmão do deputado federal Paulo Guedes (PT).

Vivendo de migalhas
Quem está imaginando que nas eleições de outubro deste ano o país viverá uma nova fase com a consolidação da democracia e a melhoria da qualidade de vida pode tirar o cavalinho da chuva. Não é por acaso que candidatos com aquiescência de alguns prefeitos estão comprando a consciência do eleitor simples deste Norte de Minas com migalhas, principalmente através das chamadas emendas parlamentares. Distribuição de caixa d'Água, de canos, pequenos implementos agrícolas vale dezena de votos. O mais triste é que colocam no poder pessoas sem compromisso com a região e comprometida com o poder(o Governo) e depois querem culpar o STF. Não é por acaso que prevalece o ditado de que "o povo tem o governo que merece".

Núcleo do Cavalo
O criador Rodrigo Cunha foi confirmado nesta quarta-feira como novo presidente do Núcleo do Cavalo Mangalarga do Norte de Minas. A eleição com chapa única aconteceu nas dependências do Parque de Exposição João Alencar Athayde com o comparecimento da maioria dos associados, apesar de chapa única. A posse da nova diretoria foi imediata, mas o novo dirigente marcou para o dia 30 deste mês a posse simbólica, também conhecida como posse festiva.

Expectativa eleição
O eleitor do campo da direita vem colocando muita expectativa em relação à condução das eleições este ano pelo fato de que na presidência do TSE estará Kassio Nunes ( presidente) e André Mendonça (vice), ambos indicados pelo ex-presidente Bolsonaro. É fato que algo deve mudar e a esperança é que os novos dirigentes se atenham apenas na condução dos trabalhos de forma técnica sem o viés político e sem a balança da justiça pendendo apenas para um lado. Bom seria se tivéssemos uma eleição com votos auditáveis. A posse da nova diretoria do TSE acontece no final do mês de maio.

Picanha no discurso
É fato de que a esquerda deve se preparar para contrapor os discursos e críticas que virão dos adversários. Neste particular não tem como deixar de imaginar que o assunto "picanha e uma cervejinha gelada" prometida pelo presidente Lula (PT) fará parte do cardápio. Como qualquer eleição é feita de narrativas e promessas que não precisam sem efetivadas após as eleições. É evidente que o assunto por sí só não terá peso decisivo no resultado final do pleito.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por