Eu não consigo entender os motivos que levam secretarias do Governo do Estado a demorarem tanto para tomar uma decisão relacionada a importantes obras, que inclusive já tem recursos definidos e que não sairão dos cofres públicos. É o caso da análise do projeto de conclusão do Anel Rodoviário Norte em Montes Claros, trecho entre a Estrada da Produção e a BR-251, próximo a JLX. Todo o traçado já foi definido e há meses o projeto foi enviado ao secretário de Infraestrutura de Minas, Pedro Bruno Barros e ao diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, que são os responsáveis por acompanhar a obra. O problema é que até agora não manifestaram sobre o assunto. Vale ressaltar que os recursos já estão garantidos através de acordo com a Ecovias.
Homenagens
Alguns anos atrás quando alguém, ou entidade, era homenageada por um Governo ou parlamento era motivo de comemoração, chegando a receber destaque na imprensa. Hoje o valor e o merecimento tem se mistura com os interesses pessoais e políticos. O resultado é que acabam colocando todos em uma vala comum. A este respeito estive analisando homenagens prestadas pelo Governo do Estado nesta semana a várias personalidades ( Medalha Tiradentes), onde percebi que a sua maioria não tem história de ligação com o povo mineiro, ou trabalho relevante em nosso país. Temos como exemplo a homenagem ao presidente da Câmara Federal, o paraibano Hugo Motta, que entrou ontem e já foi homenageado. Aliás, tal procedimento tem ocorrido com as Assembleias Legislativas e quase totalidade das câmaras municipais.
BR-251
Várias obras que seriam importantes para o Norte de Minas acabaram morrendo no nascedouro ou se transformando em “novela de capítulo sem fim”. O motivo é a falta de coordenação das propostas e de envolvimento de fato da classe política. Agora mesmo fica evidente que o interesse pela melhoria da proposta de privatização da BR-251 tem mobilizado poucos. Pelo visto, a manutenção do projeto da forma que está é mais importante para sustentar os discursos políticos. O Cimams, através do presidente Tampinha iniciou uma movimentação que deveria ser uma bandeira unificada de todos, só que a omissão tem sido maior do que o envolvimento. O Governo agradece já que poderá fazer a licitação a seu bel-prazer.
Inauguração ponte
A prefeitura de Montes Claros está prevendo que dentro de no máximo 45 dias estará realizando a inauguração oficial da ponte sobre o Rio Vieira, ligando o bairro Edgar Pereira ao Grande Renascença. Tanto a ponte como o seu encabeçamento já foram realizados, faltando apenas alguns detalhes entre eles o acesso partindo da Avenida Carlos Ferrante do lado do bairro Edgar Pereira. O terreno já foi adquirido e as obras terão início de imediato.