Sempre afirmei que análise política e pesquisa só servem para o momento, mas mostra a tendência provável dentro do processo. Agora mesmo o instituto de pesquisa Sigdados apresentou pesquisa registrada e realizada em Montes Claros. O resultado independente dos números, para mais ou para menos, é o mesmo que aparece nas pesquisas de consumo interno realizadas pelos partidos. Os números mostram Guilherme Guimarães (UB) 36,6%, Délio 16,6%, Ruy 16,4%, Paulo Guedes (PT) 7,3% e Maurício Sérgio (PL) 1,2%. O pré-candidato Fábio Máquinas aparece com 0,5% de intenção de voto, mas não acredito que leve o seu projeto até as convenções.
Desenho futuro
A movimentação dos números na intenção de votos para prefeito em Montes Claros, mostra que poderemos ter num segundo turno duas candidaturas alinhadas com a direita. Também não está descartada a possibilidade do pleito ser decidido no primeiro turno. É que antes das convenções o candidato Guilherme aparece com 44,10% se somarmos apenas os votos válidos. Uma das dúvidas é como comportará a candidatura de Délio Pinheiro (PDT), que no início do processo disputava a preferência com candidato governista mas perdeu espaço. Além de disputar com Paulo Guedes a preferência da esquerda, pesa o fato do PDT ter compromisso em votar matérias do Governo Federal contraria a maioria do seu eleitorado, a exemplo do DPVAT.
Holofote do processo
Entre os cinco candidatos na disputa o que mais cresceu foi Ruy Muniz (PSB) que no início sequer aparecia nos holofotes do processo. Como já tem uma história política, inclusive como ex-prefeito é normal que leve vantagem sobre os adversários na disputa direta para chegar ao segundo turno
Paulo Guedes
Fonte ligada ao deputado Paulo Guedes (PT) informou à coluna de que ele ficou satisfeito com o resultado da pesquisa, onde aparece em quarto lugar com 7% das intenções de voto. Isto porque pesquisas de consumo interno do PT mostravam que ele não conseguia sair dos 4%. Não sei se o resultado é para comemorar, já que os números ficam na margem da votação que a esquerda sempre conseguiu no município. De mais a mais, mostra que a figura do presidente Lula (PT), não vem tendo qualquer influência direta no processo.
Maurício Sérgio
Ainda não é possível cravar uma tendência de como comportará a candidatura a prefeito de Maurício Sérgio (PL). Confesso que o fato de aparecer na quinta posição com apenas 1,2% das intenções de voto foi visto como uma surpresa, pelo fato de ter sido anunciado como aliado do deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e do ex-presidente Bolsonaro (PL). O resultado pode ser creditado ao fato de Maurício ser ainda pouco conhecido do eleitorado. Outros fatores comentarei no decorrer da semana.