Logotipo O Norte
Quinta-Feira,21 de Novembro
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Analisando a pesquisa

Publicado em 11/09/2024 às 00:00.

A cerca de um mês fiz o compromisso de que faltando 15 dias para o pleito eleitoral deste ano em Montes Claros eu estaria cravando o resultado na disputa majoritária da eleição de 6 de outubro. Entendo que se até lá outras pesquisas forem realizadas por institutos sérios na prática não haverá necessidade de abordar o assunto. Os levantamentos realizados pelo instituto Veritá de 3 a 8 deste mês no município são de fato o retrato do encaminhamento do processo eletivo na cidade. Entretanto, se levarmos pelas “vozes das ruas” fica algumas dúvidas entre os números apresentados do terceiro ao quinto colocado. Acompanhando alguns levantamentos para consumo inteno entendo que a ordem entre os dois primeiros tem sido o sentimento que ouvimos nos quatro cantos da cidade. Os números são os seguintes: Guilherme (UB) 53,7%, Ruy (PSB) 13,6%, Maurício (PL) 9,3%, Délio Pinheiro (PDT) 7%, Paulo Guedes (PT) 6,4% e Fábio Máquinas (PMN) 1,6%.
 
Analisando a Pesquisa II
Sem fazer qualquer juízo de valor, ou colocar dúvidas em relação à idoneidade do Instituto de Pesquisa Veritá confesso que alguns pontos dos levantamentos e o resultado é passivo de questionamento. Primeiro que seria importante dentro da metodologia usada a citação de locais e o perfil dos entrevistados. Outro ponto é que a pesquisa só apresenta 7% de indecisos quando que historicamente na totalidade das pesquisas já realizadas a porcentagem de indecisos é no mínimo de 10%. Por fim, apresentar que houve apenas 1,2% de votos nulos e branco é questionável. Também historicamente o número mínimo de votos nulos e brancos sempre girou em torno de 5%%.
 
Ministra equilibrada
No mundo político o correto é a análise técnica sem levar em consideração o viés político. Independente de esquerda ou direita. Sou de opinião que dentro do quadro petista e aliados o presidente Lula não teria um nome melhor do que o da deputada estadual, professora Macaé Evaristo (PT) para assumir o Ministério dos Direitos Humanos. Trata-se de uma pessoa altamente equilibrada que coloca a razão acima da emoção. Espero que na sua nova função continue com o mesmo comportamento e procedimento.
 
Ubaí
Em Ubaí somente nesta semana é que a campanha na majoritária saiu do campo jurídico para entrar no campo político. O grupo da situação liderado pelo atual prefeito Farley Vieira (PSD) havia entrado na justiça com pedido de impugnação da candidatura do ex-prefeito, Dr. Marquim tendo sido indeferido. O jeito foi recorrer ao TRE-MG ( segunda instância), quando nesta semana tiveram nova derrota com o regional confirmando decisão da primeira instância. Levantamentos realizados para consumo interno mostram que hoje o ex-prefeito leva vantagem sobre o seu adversário.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por