Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Ampliando a bancada

Publicado em 25/09/2026 às 00:00.

Havia uma preocupação da classe política do Norte de Minas com a possibilidade de diminuição da bancada da região na Assembleia Legislativa de Minas com a saída do deputado Tadeuzinho Leite, que vai para o TCE-MG, e do deputado Carlos Pimenta (PSB) que se candidatou a federal. Na avaliação deste jornalista, baseada nas candidaturas apresentadas, a tendência é o aumento do número de parlamentares. Analisando a situação de hoje podemos dizer que estão próximos de renovarem os seus mandatos o deputado Gil Pereira (PSD), Arlen Santiago (MDB), Leninha (PT), Ricardo Campos (PT) e Oscar Teixeira (PP). Entre os novatos os nomes bem avaliados e com chance real de eleição estão: Lais Santiago (PDT), Denerval Germano (PL), Carlito Arruda (PV) e Rodrigo Cadeirante.
 
Samuel Caires
Vários leitores do Norte de Minas, em especial dos municípios próximos a Janaúba, querem saber a situação do vereador Samuel Caires (PL) que este ano disputa uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas. Primeiro é preciso lembrar que este não conta com lideranças expressivas da região na sua campanha é que a sua visibilidade vem do deputado federal, Nicolas Ferreira (PL) que inclusive “rodou “ com ele em vários municípios. Confesso que hoje não é possível fazer uma radiografia de suas possibilidades. O certo é que o seu eleitorado está focado na juventude e que precisará de 34 a 40 mil votos para entrar na brincadeira. A previsão é que o PL faça em torno de 12 deputados estaduais.
 
Curso de Medicina
A direção da Santa Casa de Montes Claros está se programando para a realização das provas para o vestibular do curso de medicina, em faculdade recém construída no bairro Ibituruna, até o final do ano. Durante visita a Montes Claros, no início do mês, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha fez o compromisso de até novembro liberar a licença para o funcionamento da Faculdade da Santa Casa.
 
Zema
Se confirmada nas urnas a vitória ao Governo de Minas do senador Cleitinho ( Republicanos) a derrota do grupo governista será creditada na conta do ex-governador Romeu Zema(Novo) e a fidelidade do atual governador Mateus Simões (PSD) para com ele. Ao insistir na sua candidatura à presidência da República Zema não se preocupou em fazer a leitura do quadro político e nem de proteger as candidaturas do seu grupo no Estado. Zema sabia desde o início que a campanha presidencial estava polarizada entre Lula (PT) e Flávio Bolsonaro. Ele sabia ainda que se buscasse uma vaga ao senado teria chance real de ser eleito e ainda permitia uma composição com a direita nacional de forma a ajudar na própria eleição de Mateus Simões.
 
Pense nisso
“Quando você passa a justificar um político porque ele representa o seu lado, deixa de fiscalizar e começa a proteger”.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por