A imprensa do Norte de Minas, de forma especial a de Montes Claros e região do Grande São Francisco, recebeu com carinho a publicação no Diário Oficial do Estado – Minas Gerais – da lei de autoria do deputado estadual Arlen Santiago (Avante), que homenageia o saudoso empresário da comunicação Américo Martins. De acordo com a lei, fica denominado de Rodovia Américo Martins Filho o trecho da MG-402 que liga os municípios de Pintópolis e Urucuia. Vale salientar que o homenageado, que tem propriedade na região, foi responsável pela construção e concessão de várias obras sociais em Urucuia.
Shell na região
Conforme informação do deputado estadual Gil Pereira (PSD), a Shell planeja instalar megausinas solares no Norte de Minas e em outras regiões do Estado. Citou que a multinacional prevê a construção de plantas fotovoltaicas em Janaúba, Várzea da Palma (Norte), Arinos, Brasilândia (Noroeste) e Corinto (Central). Segundo Gil, as obras devem começar em janeiro do ano que vem, com previsão de entrar em operação em janeiro de 2025. Vale lembrar que desde a chegada da usina fotovoltaica no país, o parlamentar assumiu a bandeira de tornar o Norte de Minas como referência.
Pesquisa em MOC
Tive acesso à pesquisa de consumo interno realizada em Montes Claros para saber a situação dos pré-candidatos a deputado estadual e federal. Como não foi registrada e serve apenas para orientar o contratante, não podemos divulgar números, mas alguns aspectos da pesquisa. Na disputa por vaga na Câmara Federal, os nomes melhores avaliados são dos deputados Paulo Guedes (PT), Marcelo Freitas (União Brasil), do vereador Rodrigo Cadeirante (Rede) e do empresário Ruy Muniz (Avante), que aparece na dianteira. Com relação aos deputados estaduais, aparecem bem nos levantamentos o vereador Claudin da Prefeitura (Rede), Carlos Pimenta (PDT), Arlen Santiago (Avante) e na dianteira o deputado Gil Pereira. De acordo com os números, houve um crescimento dos três primeiros em relação às eleições de 2018. O instituto que realizou o trabalho é de Montes Claros e é um dos mais conceituados no Estado.
Palanque de Kalil
Se estiverem corretas as pesquisas de intenção de votos que vêm sendo realizadas em Minas Gerais, é possível afirmar que o pré-candidato Alexandre Kalil (PSD) foi induzido a antecipar acordo que resultou na montagem de palanque com o PT. Na prática, o maior beneficiado foi o presidenciável Lula (PT), que ganhou palanque com visibilidade. Os números nas pesquisas, antes e depois do acordo, permanecem os mesmos, com o candidato Zema (Novo) bem na frente. Na pesquisa Big Data, Zema aparece com 43% contra 29% de Kalil. No Instituto Paraná, a diferença é ainda maior: Zema com 46,8% contra 26,8% de Kalil.