Não precisa ser operador de direito para saber que não é o excesso de leis que impedirá irregularidades ou crimes diversos. O que é preciso são leis que não deixem margens para dupla interpretação. Infelizmente, cada fatalidade que acontece no país é motivo para políticos buscarem os holofotes da mídia, usando o fato como ferramenta de exploração política. Agora mesmo, o senador Alexandre Silveira (PSD-MG) apresentou projeto alterando o Código Penal para agravar a pena do crime de homicídio quando praticado por questões de intolerância política, partidária ou divergência de opinião. Trata-se do “chover no molhado”, já que a lei alcança estes crimes. A única saída é endurecer e acabar com benesses descabidas na lei.
Política na latrina
O analista político Leudo Costa, ao comentar sobre a postura de um integrante do STF, disse que a política brasileira está na latrina, na lata de lixo. Analisando suas palavras, sou obrigado a concordar que estamos num grande depósito de recolhimento de dejetos jogados pelos brasileiros nas ruas todos os dias. Também é fato que estamos vivendo uma política brasileira vazia, sem conteúdo lógico.
Kiko Canela
O grande amigo, empresário e ex-vereador Kiko Canela acabou dando um susto em todos, quando na sexta-feira teve que ser internado para cuidar da saúde. Após procedimento, vem realizando vários exames. Não costumo usar este espaço para tocar neste assunto, mas o faço para demonstrar nosso carinho e a sintonia com o pai celestial. Em oração pedindo restabelecimento de sua saúde.
Zema ou Viana
Eu li comentários sobre a sucessão mineira dando conta de que, por insatisfação, o presidente Bolsonaro (PL) abandonou alinhamento com o governador Zema (Novo), abraçando a candidatura do senador Carlos Viana (PL). A verdade é outra: Zema não pode declarar apoio a Bolsonaro tendo o seu partido candidato à presidência, que é o cientista político Luiz Felipe d’Avila. Outro fato é que nem d’Avila nem Viana aparecem ou aparecerão no holofote do processo eleitoral, a menos que aconteça um fato que nenhum analista até agora conseguiu enxergar.
Expomontes
Merece registro o resultado da Expomontes, ocorrida em Montes Claros do dia 1º ao dia 10 deste mês. A diretoria da Sociedade Rural, mais uma vez, mostrou capacidade e referência na organização do evento. A comercialização ultrapassou os R$ 500 milhões, sendo que todos os recordes, em todas as áreas, foram batidos. A estimativa é a de que passaram por aquele local público em torno de 350 mil pessoas.
Amams
Hoje, o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares, estará em Montes Claros para participar, às 10h, de encontro na Amams. O objetivo é a apresentação do Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica.