Na coluna de ontem, divulgamos que o Grupo Eurofarma já está com toda documentação liberada para iniciar a construção da fábrica em área da Estrada da Produção, em Montes Claros. A informação complementar é que a empresa Cros Engenharia já realizou 40% da terraplanagem e o serviço continua a todo vapor. Segundo informação de engenheiro ligado ao grupo, o local onde o serviço foi realizado já permite iniciar as obras de construção. A expectativa é a de que a licitação para escolha da empresa que construirá o prédio aconteça este mês ou, no mais tardar, na primeira quinzena de fevereiro.
Desmoronamento
Se nada for feito, desmoronamento de placa no canal na avenida Sidney Chaves poderá comprometer o sistema de coleta de esgoto que liga área central e sul da cidade à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). É que a chuva levou todo o aterro e começa a atingir a calçada. O local já foi isolado e os pedestres estão sendo obrigados a dividirem espaço no asfalto com os veículos. Segundo informação de engenheiro, que pediu para que seu nome não fosse divulgado, no local passa o que chamam de Túnel Bala, construído na época pela empresa Cowan. O túnel conduz o esgoto até a ETE. A prefeitura informou que a obra já foi licitada.
Circo e futebol
Em outubro deste ano, o país realiza mais uma eleição, desta vez municipal. Chamamos a atenção para a responsabilidade que o eleitor terá para escolher os melhores, aqueles que de fato tenham compromisso com a população. Na eleição de 2018, podemos dizer que houve avanço, mas não o suficiente para expurgar aqueles maus políticos em todos os aspectos. Aliás, escolher o candidato simplesmente porque é palhaço, ex-BBB, artista ou jogador de futebol é o mesmo que jogar a responsabilidade de um país melhor dentro do cesto de lixo.
Reeleição
Na política, a obtenção de resultado dentro do esperado numa eleição municipal passa acima de tudo por uma campanha eminentemente técnica, sem qualquer viés de paixão política. É preciso acompanhar os fatos e ver, principalmente, os números dentro de um conceito de evolução histórica. No caso específico das eleições municipais deste o ano, comparado ao ano de 2000, mostra que vem diminuindo a porcentagem de prefeitos reeleitos. Naquele ano, apenas 48% conseguiram reformar o mandato. Em Montes Claros, especificamente, para as eleições deste ano, a tendência é a de que, no segundo turno, aumente o número de votos branco, nulo e abstenção.
Abstenção
No Norte de Minas a previsão, de acordo com analistas políticos, no qual me incluo, é que também haja um crescimento no número de votos brancos, nulos e abstenções. Vale lembrar que a falta de opção que represente mudança no processo é uma das razões apontadas pelos levantamentos que estão sendo feitos por institutos de pesquisas.