Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Agenda Bolsonaro

Publicado em 04/08/2022 às 05:00.

Desde terça-feira a equipe de Bolsonaro se encontra em Montes Claros preparando a visita à cidade. Está definido que o presidente chega às 14 horas, onde inaugura simbolicamente obras de reforma no aeroporto. Segue em motociata para o Parque de Exposição, onde se reúne com cerca de mil lideranças no salão de eventos. Por volta das 15h30 está planejada uma fala a apoiadores, em espaço aberto - onde, durante o período de exposição, acontece os shows artísticos. 
 
Novela Viana
Em edição anterior, tentei antecipar decisão do senador Carlos Viana (PL) de não manter candidatura ao governo, o que acabou não confirmando. A leitura e o desenho foi correta . A diferença é que a reviravolta aconteceu justamente porque a costura para aproximar o palanque de Bolsonaro (PL) ao de Zema (Novo) não avançou. Sua candidatura é a forma de garantir palanque do candidato no Estado.  

Sacrifício por Bolsonaro
Ainda não é possível fazer a leitura do resultado da movimentação política em Minas. A única verdade é que várias lideranças estão se sacrificando para proteger o projeto de reeleição de Bolsonaro. O jogo de interesse chegou ao inacreditável, a exemplo da chapa de Viana contar com o União Brasil, que indicará o vice e contará com o apoio do DEM e PSL. O tabuleiro do processo acabou derrubando a candidatura ao Senado do deputado federal Marcelo Álvaro Antônio, que abriu mão para permitir o entendimento. Vale lembrar que o Republicanos também faz parte da coalizão. 
 
Quem ganha
A decisão do PL de lançar Carlos Viana como candidato ao governo deixa a ideia de que Zema (Novo), que é ligado à direita, pode ser o mais prejudicado, já que a candidatura não tem nenhum alinhamento com a esquerda - representada por Alexandre Kalil (PSD). Da mesma forma, acaba atingindo em cheio a candidatura ao governo de Marcus Pestana (PSDB) que tende a sumir dentro do processo.   

Vantagens
O 1º desenho da candidatura de Carlos Viana traz um fio de esperança no fim do túnel. Na propaganda eleitoral ele deverá contar com maior tempo no rádio e na TV. E pode conquistar parte dos servidores públicos insatisfeitos com Zema e que não querem votar em Kalil. Este eleitor está principalmente entre os da área de segurança.
 
Prazo final
Sempre fiz questão de lembrar ao leitor que análise política só serve para o momento e uma simples movimentação ou palavra mal colocada pode mudar o processo. Baseado nesta máxima, é possível dizer até o dia 15, prazo final para o registro de chapa, tudo pode acontecer. Inclusive, desistências de candidaturas já oficializadas.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por