É fácil perceber que a própria imprensa por algum temor não tem sentido a vontade para analisar as indicações do presidente Lula (PT) para o STF e consequentemente a indicação do ex-ministro Lewandowski para substituir Flávio Dino no Ministério da Justiça.Alguns profissionais temendo represália tem se limitado a dizer que os acontecimentos de 2023 para cá fortaleceu ainda mais a aliança da corte com o PT. É bom que fique claro que ninguém pode ser contra os poderes constituídos como Congresso, Governo Federal, ou STF. O que nos preocupa são os posicionamentos de vários dos ocupantes de cargos nestes poderes. A única coisa que queremos é que o poder seja devolvido aos verdadeiros donos que é a população. O aparelhamento das instituições é, na verdade, um golpe mortal a democracia.
Definição do vice
Está nas mãos do prefeito de Montes Claros, Humberto Souto ( Cidadania) a responsabilidade pela manutenção da união do seu grupo, principalmente em relação aos pretensos candidatos na disputa proporcional. Ele precisa entender que a política hoje é dinâmica e “muda na velocidade do vento”. A briga que vem sendo travada na esfera federal pelo PT do município para conseguir apoio de partidos da base do Governo está em pleno vapor e o principal foco tem sido o PSD, tão bem conduzido pelo deputado estadual Gil Pereira. É preciso iniciar a discussão em torno da escolha do vice. Aliás, o desenho mostra que ele não tem outra saída senão transferir para o PSD o direito de indicar o vice, ou do contrário não tem como garantir a presença da agremiação em sua base, ao mesmo tempo em que não poderá cobrar do deputado Gil se este ficar impossibilitado de fazer parte da linha de frente do projeto de eleição de Guilherme Guimarães (União).
Podemos a deriva
Não será nenhuma novidade para este jornalista se quando das convenções municipais o Podemos em Montes Claros não ter conseguido montar chapa em condições de emplacar um dos seus integrantes. É que até agora a agremiação não conseguiu montar a sua comissão provisória no município.Por um lado o deputado estadual, Oscar Lisandro mesmo tendo sido eleito e pertencendo ao PP vem disputando o direito na indicação da referida comissão. Do outro lado está o ex-deputado Zé Reis, que além de pertencer a agremiação é vice-presidente estadual do partido. Na prática, o deputado Oscar está pensando exclusivamente em ampliar sua votação no município sem pensar no futuro do Podemos, ou dos seus integrantes.
Atos Golpista
Pesquisa divulgada no último dia 8 pelo instituto Atlasintel, mostra que apenas 18,8% dos entrevistados acreditam que o vandalismo ocorrido no dia 8 de janeiro de 2023 em Brasília-DF o principal motivo seria golpe de Estado.