Logotipo O Norte
Sexta-Feira,29 de Novembro
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

A arte do impossível

Publicado em 07/09/2022 às 00:00.

Costumamos dizer que em política nada é impossível, inclusive a proeza de assistirmos “água misturar com óleo”. A este respeito, por ocasião do lançamento oficial da campanha do deputado estadual Arlen Santiago (Avante), na noite de segunda-feira (5), uma cena chamou a atenção. É que entre as autoridades que compuseram o palanque estava o candidato ao Governo de Minas, senador Carlos Viana (PL) e o senador Alexandre Silveira (PSD) que ornamenta o palanque de Kalil e Lula. Na fala é evidente que faltou sintonia com os componentes do ambiente.
 
Cara de paisagem
Analisando a presença de Alexandre Silveira no lançamento da campanha do deputado Arlen Santiago, vários pontos devem ser considerados: primeiro, da sua ligação pessoal com o deputado Arlen; o segundo é que ele estava num ambiente onde se respirava as candidaturas de Santiago, Bolsonaro e Viana. Mesmo sua fala sendo pautada com o projeto de reeleição ao Senado, este teve que permanecer e ouvir discursos e críticas pontuais contra os candidatos que apoia. O jeito foi “fingir de morto” e fazer “cara de paisagem”.
 
Pesquisa pessoal
É evidente que, para obter um resultado exato do que possa acontecer nas urnas em 2 de outubro, é necessário a realização de pesquisa séria, sem tendência ou viés político. Entretanto, é possível prever o clima que ronda o processo, analisando as candidaturas na majoritária nos principais estados do país, principalmente quem estagnou e quem vem crescendo.
 
Ciro Gomes
Mesmo entendendo que política é a arte do impossível, capaz de unir sagrado e profano, tudo indica que o candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) deve mesmo cruzar os braços num provável segundo turno envolvendo Lula (PT) e Bolsonaro (PL). Já comentou sobre a dificuldade de alinhamento com Bolsonaro e que, depois de ter apontado corrupções no governo do PT, não tem como ficar com Lula.
 
Formigas nas ruas
Pelo menos aqui pelas bandas do Norte de Minas, o grupo de oposição no Estado, em especial à campanha Kalil/Lula, abriu o cofre e contratou as chamadas “formiguinhas” para atuar em todos os municípios. Já estão em toda Montes Claros entregando material de campanha. Conversei com uma das componentes: informou que receberiam R$ 500 pelo trabalho até o fim da campanha.
 
O caráter
Continuarei defendendo que o eleitor consciente analise com carinho as candidaturas de modo geral, principalmente na disputa majoritária. Existem dois tipos de políticos: o que se destaca pelo caráter e o que se destaca pela falta dele. Ao definir seu candidato, faça uma comparação entre os nomes. Precisamos colocar, de vez, o caráter na política.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por