Terezinha Camposterezinhaorquidea@gmail.com

Velho Chico – O Rio da Unidade Nacional

Publicado em 23/06/2023 às 07:07.

Tenho certa afinidade e um relacionamento de longa data com o Rio São Francisco; desde menina, no então chamado Curso Primário, chego a ver através das lembranças a professora falando sobre o Rio São Francisco, seus afluentes à direita e à esquerda, o seu nascimento na Serra da Canastra, a Cachoeira de Paulo Afonso, Casca Danta, a Usina de Três Marias e o potencial hidráulico fluvial do referido Rio. Tudo isso me fascinava e desabrochou em mim um amor incontestável pelo Velho Chico.
“A água doce é uma das maiores riquezas do Brasil e dos brasileiros. O nosso país possui uma imensa rede fluvial que leva água potável à nossa gente, matando a sede de toda uma nação. Desta rede fazem parte rios importantes como São Francisco, o Paranaíba, o Rio Doce, o Jequitinhonha e o Rio Grande.” Salve o Velho Chico de Raquel Muniz.
Dentre esse rios, o principal é o São Francisco, que tem a sua nascente geográfica no Município de Medeiros e sua nascente histórica na Serra da Canastra. O Rio São Francisco é o rio da unidade nacional pois nasce e morre em território nacional e banha cinco Estados brasileiros: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas e passa por 521 municípios levando vida e controlando a aridez. É um Rio de importância histórica, econômica e política. Sua importância histórica: a Colonização, através das Entradas e Bandeiras; Missão Religiosa. A importância econômica : Aproveitamento para as hidrelétricas, condições de navegabilidade, hidrovia. Sua importância política: possibilita a fruticultura, irrigando as produções, bem como é utilizado na produção de energia em usinas hidrelétricas
É o São Francisco a mais antiga via de penetração nos sertões de Minas Gerais e, ainda hoje, utilizada pela população do grande vale. No começo do seu curso, forma a bela cachoeira da Casca Danta. Continuando sua descida, pois suas nascentes ficam a mais de 1000 m de altitude, o rio São Francisco tem o seu curso interrompido por outras cachoeiras, entre as quais se destacam a de Pirapora, Sobradinho e Paulo Afonso. Nesta última, se acha instalada a primeira usina hidrelétrica do vale que beneficia a quase todos os Estados do Nordeste.Todos os rios de Minas estão classificados como sendo de planalto.
“Mas toda essa riqueza natural está ameaçada.O sertanejo desolado caminha onde antes corria água em abundância. O rio já não é mais fonte para sua sede, pois os rios morrem de sede, a morte assombra o Velho e tão querido Chico. As cicatrizes deixam expostas as feridas provocadas pelas nossas ações inconsequentes.”Cartilha Salve o Velho Chico. Senador Otto Alencar. BA. 
Vamos salvar o Velho Chico! Ele resiste, insiste em viver e continua, generosamente, gerando vida para que eu e você desfrutemos dela! Se cada um de nós fizermos um pouquinho resgataremos para as gerações futuras esse potencial aquático!

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por