Terezinha Camposterezinhaorquidea@gmail.com

Uma capa de livro inusitada

Publicado em 01/02/2024 às 21:37.

Eu passava pela Rua Viúva Francisco Ribeiro bem em frente à Escola Estadual Dom João Antônio Pimenta; eu caminhava do lado onde se encontra a Escola Estadual e de lá divisei o que me chamou à atenção. Era uma capa de livro bem elaborada. Então atravessei a rua para contemplá-la mais de perto. A capa trazia a Branca de Neve e os seus personagens, os sete anões: Dunga, Mestre, Soneca, Zangado, Atchim, Feliz e Dengoso. Aquela porta antes nos dava acesso para nossas atividades no Sesc.

Fiquei encantada ao ver a capa da história com a entrada, que nos convidava para ali adentrarmos e desfrutarmos de bons momentos recordando histórias de aliás quando éramos crianças. Foi algo novo e diferente; poderiam aproveitar aquele recinto, aquela entrada para um outro fim, mas deram lugar à história de Branca de Neve e os Sete Anões; vi também os Três Porquinhos.

Que ideia genial! A divulgação de livros e histórias se faz necessário hoje para que as crianças se imerjam nesse mundo mágico da leitura. Eu li muito enquanto criança e o hábito me acompanha até hoje. Eu não tive Celular, nem Computador, Ipod, nem Tablet, aliás graças ao Celular já se perderam as máquinas fotográficas, os livros, infelizmente! O diálogo, e estão se perdendo também os filhos, as famílias, imersos que somos num mundo de fantasia, de alheiamento e perdendo o senso de pertencimento familiar. Os livros já não nos falam mais nada e nem nos levam a lugar algum.

E quanto eu viajei comigo mesma, e com meus alunos e com meus filhos pelas cidades históricas mineiras, pelos rios, pelo Oceano Atlântico e por tantos outros lugares através dos livros.

Sou fascinada com a escrita e não passo sequer um dia sem ler. Ler e escrever são a minha terapia diária. Gente!!! O que estamos deixando para as gerações vindouras? No meu Laboratório de Experimentações em sala de aula durante o tempo em que fui professora, como eu lutava e conseguia fazer dos alunos leitores. Tive dele que leram 10, 15 livros desses da Coleção Vagalume no prazo de um ano; mas tive um que leu 30 deles durante o ano. E quem sabe você me pergunte: só? E será que hoje eles leriam pelo menos um?

Temos um Projeto do livro livre criado e coordenado por Felicidade Patrocínio situado à Rua São José, n° 283, no bairro Santo Expedito, onde ela expõe livros infantis, romances, coleções riquíssimas, livros para vestibulares para que o público troque por outros ou carregue para suas leituras; outra grande iniciativa foi a da Catarina Caldeira com o Projeto livro livre no Lions Clube Sertanejo de Montes Claros na Rua Gabriel Pereira de Carvalho , n°235, no bairro Clarindo Lopes; Ivanir Calábria também é outra adepta do livro livre inaugurando-o no Barrocão, município de Grão Mogol e no Max Min Clube de Montes Claros, onde ele acontece em três ambientes: na varanda, em frente à lagoa, e um stand em cada restaurante.

Há um tempo atrás a fábrica de brinquedos Estrela tinha um laboratório, onde se criavam os brinquedos para deixar as crianças enfeitiçadas: carrinhos bate-volta, bonecas que falavam, que conversavam, quando eu conhecia apenas aquelas que dormiam ou que ficavam de pé. 

E a Estrela tinha uma propaganda linda, tinha várias, tinha muitas para as crianças, para os pais, para os comerciantes, para todos nós. E tinha uma que me tocava e dizia assim:

“A Estrela é nossa companheira, nossa brincadeira, nossa diversão

A Estrela entende a gente, traz sempre pra gente uma nova invenção

Todo segredo, de um brinquedo vive na nossa emoção. Toda criança, tem uma Estrela dentro do coração.

A Estrela estrelando, brincando com a gente, A gente brincando feliz

A vida é um sonho, o sonho da gente, criança estrelando feliz.”

Como eu gostaria que no meu Laboratório de Experimentações n´s cantássemos com a permissão da Estrela, que fez de muitas crianças formadores de opiniões quanto aos brinquedos.

“Toda criança tem uma história dentro do coração...Toda criança tem um bom livro dentro do coração”.

Parabéns pela corajosa iniciativa de colocar aquela capa de livro bem na entrada, como uma porta aberta como a convidar a todos para uma boa leitura ou para doces lembranças.

AFINAL: TODO SESC TEM CRIANÇAS DENTRO DO CORAÇÃO!

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por