Terezinha Camposterezinhaorquidea@gmail.com

Sonhar, realizar e agradecer

Publicado em 29/12/2022 às 22:40.

“Sonhar, Realizar e Agradecer” é o título do livro escrito por Zelina Santos Lima e lançado por ocasião de seus 70 anos. Zelina parece uma menina: amável, bondosa, terna e sonhadora como diz o título de seu livro. Lendo as páginas de seu livro percebi que fomos contemporâneas, como comerciárias ; ela na Loja Imperial de propriedade de dona Mercês Prates e eu na Loja Imperatriz Modas dos irmãos Ballesteros e na Casa Colombo dos Irmãos Rebello. Essas eram as lojas de artigos finos em Montes Claros MG. Foram surgindo outras como Lojas Fátima, Nicó Tecidos e outras. 

Zelina é esposa de Osmar de Oliveira Lima, que também trilhou os caminhos do comércio trabalhando na Casa Luso Brasileira ( Ramos e Cia ). Eles são pais de cinco filhos: Oberdan, Fabrício, Jean Karlo, Leonardo e juliano; os netos são sete: Arthur, Maria Eduarda, João Pedro, Bernardo, Lorenzo, Josep e José Antônio. Nascida na zona rural, antigamente Brasília de Minas, hoje Município de Japonvar. Antes de iniciar seus estudos acadêmicos era dona de casa e costureira. Aos 60 anos, com “ampla experiência na bagagem da vida”, formou-se em Psicologia , pelas Faculdades Pitágoras de Montes Claros e se especializou em Terapia Familiar Sistêmica.

A autora conta com participação em quatro obras: A Arte de ser Mulher, Prosa Feminina (V.2), de Diandreia Valverde Portugal (Editora Rede Sem Fronteiras), “Pastoral Familiar Arquidiocese de Montes Claros 30 Anos”, e “Fazenda da Solidariedade São Francisco de Assis”, De Um Sonho À Realidade, com o Grupo Discípulos Missionários. E a História do ECC na Arquidiocese de Montes Claros.

O que mais me encantou na biografia da Zelina é que sua família foi alicerçada dentro dos princípios da religiosidade: no amor vertical, amor a Deus e no amor horizontal, o amor ao próximo. Por isso, ela enfrentou com fé e esperança os desafios , com que deparou; e os enfrentou com dignidade cristã.

Visitava sua mãe, já idosa, aos 90 anos, que ainda desempenhava com precisão e alegria no coração os afazeres domésticos, e os aguardava a cada domingo para aquela visita cotidiana.

Melina fala de suas Bodas de Prata num trecho literário, que deveria ser modelo para as famílias hoje. Ela escreve assim: Cada ano que um casal vive junto, é mais uma graça de Deus derramada em suas vidas, gerando paz e harmonia.

Portanto, os pais vão transformando em bênçãos os filhos, em tudo, tomando consciência da dimensão do amor da família. Que coisa linda! Parabéns Zelina!!! Num mundo em que vivemos hoje, onde a família está tão massacrada e desvalorizada sem amor, sem respeito, sem união, é muito gratificante vermos famílias estruturadas e tementes a Deus. Augusto Cury escreveu: “A família moderna tornou-se um grupo de estranhos. Dividem o mesmo espaço, respiram o mesmo ar, mas não penetram no mundo uns dos outros”. A família é nosso refúgio e nosso trampolim; fortalecidos por ela, podemos alcançar novos horizontes.

O livro da Zelina foi prefaciado por Glorinha Mameluque , que buscou o apoio da Academia Feminina de Letras de Montes Claros MG no lançamento do mesmo. Adquira esse livro. É uma enciclopédia fundamental para o relacionamento familiar.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por