Terezinha Camposterezinhaorquidea@gmail.com

O FLAM e suas revelações

Publicado em 15/12/2022 às 21:32.

O FLAM (Festival do Livro do Autor Montes -Clarense) foi um movimento literário sob a liderança da Academia Feminina de Letras de Montes Claros e da Academia Montesclarense de Letras, respectivamente Júnia Veloso Rebello e Ivana Ferrante Rebello e Almeida, presidentes das referidas academias.

Foi um evento de envolvimento e participação dos membros daquelas academias, quando houve num período de 10 dias no Centro de Extensão e Cultura Dr. Hermes de Paula (Centro Cultural) exposição de livros, lançamentos e visitação do público em geral.

Foi um momento histórico para a cidade e para as academias, já que um evento dessa envergadura não tínhamos presenciado aqui. Muitos que visitavam ou compravam livros manifestavam a alegria de terem ali encontrado alguma publicação que há muito procuravam e outros manifestando a alegria de conhecer, pessoalmente, escritores como Evany Calábria, Dário Cotrim, Marta Verônica, Wanderlino Arruda e Amelina Chaves, entre outros.

O evento ocorreu de 1° a 10 de abril deste ano. No dia 10, Amelina lançou um livro infantil “O Menino Que Tinha Medo De Chuva” e Terezinha Campos lançou outro livro infantil: “A Lua Quebrada”.

Cada manhã e cada tarde haviam grupos que se dispunham a dar assistência à exposição, organizar os livros, efetuar a venda dos mesmos numa confraternização com os presentes. Para lá afluíram estudantes, escolas e professores, numa visitação constante aos stands.

Havia stands com literatura infantil, de ficção, romances e ensaios, tudo produzido pelo autor montes-clarense e que veio à tona no FLAM.

As apresentações foram de muito bom gosto bem planejadas e bem elaboradas.

Éllen Santarosa fez uma apresentação belíssima com sua família. No domingo pela manhã, nos brindou com um show na praça, com contação de estórias, apresentação musical e outros fazeres enriquecedores. Éllen Santarosa trabalha com a literatura infantil levando para as crianças lições de aprendizagem como higiene, respeito e preservação do que pertence a todos.

Acadêmicas da Unimontes, sob a coordenação da professora Ivana Ferrante Rebello e Almeida, proferiram palestras literárias: Literatura e Ensino, Literatura Infanto-juvenil e Literatura no novo PNDL. Foram palestras muito proveitosas e de enriquecimento para os que se faziam presentes.

Outro ponto alto literário do FLAM foi a apresentação da acadêmica Marta Verônica, que contou a história de São João da Vereda através de uma grande toalha bordada em ponto cruz por dona Maria Amélia Oliveira (Mota) Vasconcelos, que no período crítico em que atravessou com linfoma – ela que foi enfermeira da oncologia – já divisava o seu desfecho entrando em depressão e chorava muito. Sob sugestão da filha Marta Verônica, ela começou a bordar a toalha, bordadeira que era por excelência. As netas foram entrevistando sobre aqueles bordados, transformando a entrevista em texto. Essa toalha deu origem ao livro “De Volta Para Casa”, da escritora Marta Verônica.

No FLAM, Marta fez a apresentação dessa toalha para um bom público presente, convidado para esse fim. Uma riqueza lítero-artística incontestável, além de revestida de amor, ternura e afeto para a preservação da história e restauração da alegria de viver.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por