Terezinha Camposterezinhaorquidea@gmail.com

O Deserto de Tepântar

Publicado em 12/01/2023 às 23:49.


Ela costumava contar-lhe histórias. Contos de Fadas era o gênero preferido por ela e o menino gostava de ouvi-las. Cada noite ele era embalado pelas histórias até dormir. Não se importava que a história fosse repetida, pois cada vez que as ouvia ele sentia uma emoção diferente. O menino gostava de ouvir as histórias contadas por sua mãe.

Ela lhe contava sobre os desertos com tanta emoção e conhecimento que aquele menino se encantava e queria saber mais sobre os desertos. Os deserto, dizia ela têm relevos diversificados com formações que vão desde dunas até montanhas; são classificados conforme as suas condições climáticas em dois grandes grupos: frios ou quentes.

Têm uma hidrografia especialmente restrita e formada por rios e lagos intermitentes: que os desertos cobrem mais de um quinto da área terrestre da Terra e que são encontrados em todos os Continentes: O Deserto da Antártida (na Antártida); o Deserto de Saara (na África); o Deserto da Arábia (na Ásia); o Deserto de Gobi (na Ásia) e o Deserto de Kalahari (na África).

As principais espécies de plantas do deserto são o Cactos. A fauna dos desertos segue a mesma lógica da distribuição da flora, uma vez que as dificuldades naturais encontradas nessas regiões impedem a sobrevivência de grande parte dos animais terrestres. As principais espécies de fauna dos desertos são répteis, insetos e roedores.

Aquela mãe ensinou para seu pequenino que um lugar que recebe menos de vinte e cinco centímetros de chuva por ano é considerado um deserto.

Um dia, disse-lhe ele: 

- Mãe, chegue aqui bem pertinho de mim, hoje é sábado , é um dia sagrado .Os desertos mãe fazem parte da Natureza; e você sabe tanto sobre eles. Venha mãe, deixe os seus afazeres e se chegue bem pertinho e conta-me mãe onde fica o Deserto de Tepântar dos Contos de Fadas?

Penso que ele seja um deserto com outras características diferentes desses que você me contou. Venha mãe bem pertinho de mim e conta-me onde fica o Deserto de Tepântar.

A mãe o rebuçou e disse-lhe que fosse dormir! Mas ele insistia e depois com grossas lágrimas, que lhe lavavam o rosto o menino clamava que a mãe lhe contasse onde se situava o Deserto de Tepântar dos Contos de Fadas. Após um pranto doloroso , baixinho ele balbuciava repetindo as mesmas palavras: onde fica mãe, o Deserto de Tepântar?

Afinal a mãe estreitou-o em seus braços maternos e cochichou-lhe que as fadas são muito misteriosas! Mentirosas, mãe? Misteriosas, filho!

Vai dormir. Quem sabe venha um sonho e lhe conte onde fica o Deserto de Tepântar dos Contos de Fadas. Sua cabeça quedou-se no travesseiro e, agora num sussurro quase inaudível ele adormeceu sossegado!

Conto inspirado no poema O Deserto de Tepântar de Rabindranath Tagore : poeta, romancista, músico e dramaturgo. Nasceu em Calcutá-India.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por