As bibliotecas sempre foram centros culturais da humanidade. Até hoje, os países mais desenvolvidos dão uma atenção especial a elas, pois ali está guardada a história da identidade humana.
O poeta Castro Alves escreveu um belo poema sobre os livros, o qual diz: “Bendito aquele que semeia livros, livros a mão cheia, e faz o povo pensar. O livro ca8indo n’alma é chuva que faz a palma, é água que faz o mar.”
No Brasil, a Biblioteca Nacional, que fica no Rio de Janeiro, possui um acervo de nove milhões de peças, incluindo livros, fotos, desenhos, jornais, manuscritos, partituras, etc.
Biblioteca Nacional também chamada de Biblioteca Nacional do Brasil, cujo nome oficial institucional é Fundação Biblioteca Nacional, é a depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil considerada pela Unesco uma das maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior da América Latina.
Entre as suas várias responsabilidades incluem a de preservar, atualizar e divulgar uma coleção com mais de nove milhões de peças, que teve início com a chegada da Real Biblioteca de Portugal ao Brasil e cresce constantemente, a partir de doações, aquisições e com depósito legal.
Temos em Montes Claros, entre outras, a Biblioteca do Autor Montes Clarense, que conta com um número expressivo de títulos dos autores locais. Foi fundada pela acadêmica Felicidade Maria Patrocínio e inaugurada em agosto de 2018. Ela esteve inativa, devido à pandemia, quando muitos reclamavam a falta dela, pois acabou aquele forte movimento, aquele ir e vir de pessoas em busca de livros ou de um ambiente tranquilo onde pudessem ler, escrever ou estudar. Para lá afluíamos esporadicamente devido ao momento crítico.
Para nossa alegria veio ao nosso encontro Eliane Alves se propondo a ajudar a Biblioteca do Autor Montes Clarense. Ela tem carteira de voluntariado no Paraná, formação de magistério no CIC, atualmente graduanda no Curso de Educação Especial /inclusão pela Unifco e outros cursos de extensão com certificação, como: mediação de leitura literária , contação de histórias ,participação no primeiro Congresso Internacional de Educação Escolar, participação em Seminários com o tema: Escola de Mestres e Feridas da Infância entre tantos outros.
Foi este grande presente humano com que Deus nos presenteou para a reativação da Biblioteca do Autor Montes Clarense. Ela veio para reacender a chama tênue, para nos devolver a alegria de se abrir um livro e espancar as trevas, que bloqueiam a leitura e descortinar o entendimento espargindo a luz do saber trazendo cura para a ignorância.
SEJA BEM VINDA ELIANE!JÁ SONHÁVAMOS COM VOCÊ.