Terezinha Camposterezinhaorquidea@gmail.com

Maria Luiza Silveira Teles: ícone na educação

Publicado em 25/04/2024 às 19:00.

A Academia Feminina de Letras de Montes Claros MG no seu 12º aniversário vem contemplar como já o faz há 11 anos com a placa Yvonne Silveira, uma mulher que se dedicou à educação e difundiu a cultura em nossa cidade. 

Desta feita escolhemos com a maioria de votos das confreiras a professora, escritora, filósofa e poeta Maria Luiza Silveira Teles. Essa mulher nasceu em BH, onde estudou até chegar à PUC de Minas Gerais. Chegou a Montes Claros em 1960, adolescente ainda, fez o então Curso Normal na E E Professor Plínio Ribeiro e a Faculdade de Filosofia na FUNM, estudou Pedagogia e especializou-se em Psicologia e Sociologia. Na cidade de Montes Claros, ela lecionou inglês (idioma que ela domina) no extinto Instituto Norte Mineiro de Educação, Colégio Imaculada Conceição, Yazigi, Rede Ferroviária Federal e no Colégio Tiradentes. Foi também professora de Psicologia e Sociologia na Unimontes. Tem 28 obras publicadas de Psicologia, Sociologia, Educação, um romance, um livro de poemas e outros gêneros pela Editora Vozes, Brasiliense, Ideias e Letras, a Editorial Diana no México. É membro da Academia Montes-clarense de Letras há 56 anos e presidiu-a nos anos 2016 e 2017. Foi premiada em vários concursos de poesias e contos. No ano 
de 2015 ganhou o 1º lugar em Concurso de Poesias no 1º Congresso Internacional de Arte, Cultura e Consciência Cósmica, em Salvador BA.

Maria Luiza é uma mulher dotada de sensibilidade, que aprendeu muito nos pergaminhos, mas ela leu e estudou muitos livros humanos, os seus muitos alunos, nos quais ela aprendeu a pedagogia do amor, compreendendo as dores e dissabores, que permeiam o ser humano e que aguçou sua sensibilidade e emoção para a produção de acervo tão rico e orientador. É dotada de simplicidade e coragem tornando-a esta notoriedade cultural, que a conduz aos pedestais mais elevados da literatura. Nós lhe entregaremos a placa com o peito congestionado de emoção por tê-la como parte de nossa história e um símbolo para nossa Academia, que tem buscado em muitas mulheres a sabedoria para alavancarmos um movimento de leitura e escrita para preservar a memória como defensoras e difusoras do saber. 

E já começamos aqui Maria Luiza a nossa homenagem com parte do poema Mestre de sua autoria: 

Mestre,teu verbo deve ser revelaçãoe em teu ensinamentodeve viver o perfume do teu espírito.Se não podes dar a teu discípulotuas próprias asas,dá-lhe o anseio de voare contenta-te em ser a mais humilde pedraque sustentará a tua galgada.Tu tens que caminhar com ele,lado a lado,Na estrada do saber.Se tens mensagem, Tuas palavras jamais se perderãono tempoe as sementes do teu verbogerminarão na terra dos coraçõese tu serás eterno...

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por