Terezinha Camposterezinhaorquidea@gmail.com

Maior do que crítica

Publicado em 04/08/2022 às 22:54.

Anna Roosevelt foi uma das mulheres mais influentes e amadas do século XX. Prima e esposa do ex-presidente Franklin Roosevelt, com quem se casou aos dezenove anos, foi grande companheira, ajudando-o, quando sofreu as sequelas da paralisia infantil.

Após a morte do marido, Anna lutou pela harmonia e melhoria social. Sob o título de irmã do mundo, foi admirada como estadista e presidente da Comissão Internacional dos Direitos Humanos, nas Nações Unidas.

Anna Roosevelt foi vítima de ataques e irreverências . Quando Dale Carnegie lhe perguntou como administrava as críticas injustas, ela contou que, quando jovem, era muito tímida. Um dia pediu conselho a uma tia. E ouviu: “Nunca se incomode com o que os outros lhe disserem , caso tenha certeza de que está agindo corretamente. De qualquer modo, você será criticada. A única maneira de se evitar qualquer crítica é ficar numa prateleira como uma boneca de porcelana.”  

Que útil lhe foi esse conselho!

Geralmente as críticas ameaçam nossas críticas sutis e distorcidas de que somos “tão boas” ou melhores do que os demais. Ou nos relembram outras crenças igualmente distorcidas de que não temos valor.

E nos extremos, reagimos nos defendendo ou nos fechamos na concha do “quanto sou imprestável, incompetente e insignificante”. Seríamos de fato tão boas ou tão incompetentes que não resta nada de crédito em nós? 

Quando nos ofendemos com uma crítica , raramente o problema está com a própria crítica, mas com o tamanho das convicções que temos a nosso respeito. Se são exageradas, deixaremos de ver detalhes a melhorar . Se forem fracas e indefinidas, também não teremos forças para agir com proatividade. 

Seja sensata e não detentora de todas as verdades, nem se veja incapaz de realizar coisas grandes. Seja humilde, pronta a reconhecer que sempre haverá o que melhorar. Seja flexível, pronta a refletir sobre novas possibilidades. E, se de fato a crítica não tiver o mínimo potencial de fazê-la refletir e crescer, tenha a serenidade de ignorá-la. E viva em paz. 
 
Do Livro Meditação da Mulher de Mirian Montanari Grüdtner.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por