Terezinha Camposterezinhaorquidea@gmail.com

José Bento Monteiro Lobato, gênio e pioneiro da literatura infantojuvenil

29/04/2022 às 00:13.
Atualizado em 29/04/2022 às 11:39

O livro é uma moradia sagrada, onde habitam os amantes da leitura, onde os animais pululam, os corpos celestes espargem a sua luz e as crianças brincam em meio ao gramado de letras de todas as cores, às vezes um gramado espesso, outras vezes pouco espesso, formado por palavras do linguajar rotineiro ou uma linguagem erudita.

É uma moradia, onde se aprende o amor e desamor, o bem ou o mal, o bom ou o mau, o certo ou o errado, mas é um professor silencioso, que através de suas páginas nos leva a lugares longínquos e nos conta histórias dos ascendentes, vividas num passado tão distante, mas que nos enleva enchendo-nos de alegria e felicidade e conhecimento.

Pelas suas janelas, enxergamos o passado, vivenciamos o presente e antevemos o futuro ao palmilharmos com as mãos as suas páginas como avenidas movimentadas.

Sou devotada aos livros desde que aprendi a ler. Eu me encantava com os folhetos religiosos dados aos fiéis, lia jornais e pedia emprestados livros e revistas infantis dos colegas na escola. Eu os lia de um dia para o outro e os devolvia.

Tornei-me professora e despertei nos alunos o gostar de ler e envolvi meus filhos no mundo da leitura lendo com eles os livros indicados desde as primeiras séries do ensino fundamental. 

Nós os líamos juntos e comentávamos. Cheguei a ler livros indicados por eles, que haviam lido na biblioteca da escola.

O livro é um professor silencioso!

Muito merecido um dia para comemorá-lo, para consagrá-lo como ferramenta de transformação. E a data, 18 de abril, é outra homenagem e justiça seja feita ao José Bento Monteiro Lobato. O criador do Sítio do Pica-pau Amarelo, com seus personagens que encantaram nossos filhos e que nos encantaram: Pedrinho, Narizinho, Emília (a boneca de pano cheia de vida e muito inteligente), dona Benta, o Visconde de Sabugosa, tia Anastácia, Cuca e o Saci. 

Monteiro Lobato deu vida a todos esses personagens, que encantavam os leitores e interagiam com o público infantojuvenil.

Quem não se lembra de Reinações de Narizinho, Caçadas de Pedrinho, o Pica-pau Amarelo e os outros textos?

Além de toda essa beleza, que me arde o coração de saudade dos meus filhos em suas fases de crianças, juvenis e adolescentes, foi Monteiro Lobato que resolveu colocar capas coloridas e atrativas nos livros, com os objetivos de encantar os leitores e melhorar as vendas.

Salve o livro!

Salve Monteiro Lobato!

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por