Terezinha Camposterezinhaorquidea@gmail.com

Idoso – Protagonismo do Século XXI (part. 2)

Publicado em 27/04/2023 às 20:52.

O Dr Cristiaan Barnard, vencido pela artrite, encerrou sua carreira como cirurgião. Amargurado, declarou aos jornalistas que o cercavam: “A velhice é a pior das tragédias. “Não é de se estranhar tal reação, especialmente quando um profissional se vê forçado por uma velhice prematura a abandonar a carreira à qual dedicou a vida. Ninguém quer envelhecer, em nossa sociedade, pois isso significa sair de circulação, além do sentimento de inutilidade e solidão que frequentemente se apossa de quem se aposenta e não consegue exercer outra atividade. 

Assim com o desemprego, o pouco recurso, a solidão e a inatividade, aos poucos o idoso vai se desinteressando de tudo e de todos, o que não deve ser assim. É preciso que nos apoderemos da saúde, que tomemos posse da bênção de sermos idosos. Para não alcançarmos a velhice só se morrermos antes dela. E alcançar a velhice é um grande privilégio; é construirmos nessa fase aquelas pontes que unem as pessoas, para ensinar-lhes a beleza daquilo que a idade nos tira fisicamente. Ela tira a beleza e dá a sabedoria; tira o vigor, mas dá a sensibilidade; tira o ímpeto e dá a paciência; a idade troca a presunção pela humildade; troca a vaidade pela discrição.

Quanta riqueza os anos proporcionam! E o processo de envelhecimento não para. Aliás ele começa assim que somos gerados! E não podemos limitar-nos às dificuldades, pois Deus nos criou para sermos felizes; e nos concede a velhice para sermos testemunhas de Seu amor e de Sua graça.! O idoso somos tão importantes que no dia 1º de outubro de 1991foi instituído pela ONU o Dia Mundial da Pessoa Idosa e nesta data comemorou-se também os 17 anos do lançamento do Estatuto do Idoso; estatuto este onde contém os direitos da pessoa idosa diante da família e da sociedade. Direito à saúde, ao lazer, à recreação à educação, a toda prática, que nos proporcione prazer. Direito à prática da religiosidade.

Então devemos manter comunhão diária com Deus; cultivarmos sempre pensamentos saudáveis e otimistas; trabalharmos com a mente e o corpo; procurar ser útil a nós mesmos e, especialmente às pessoas que nos cercam; cuidarmos de nossa aparência todos os dias; evitarmos atitudes de uma pessoa derrotada; não pensarmos que o tempo passado foi melhor; mantermos vivas e cordiais todas as nossas amizades; não nos isolarmos; cuidarmos bem de nossa saúde para que a velhice seja mais tranquila; não nos irritarmos por faltar a ajuda de alguém;;não nos esqueçamos de que “nenhum vento é favorável para aqueles que não sabem onde querem chegar.”

Muitos idosos buscam a plástica, o botton, o silicone, a ptose, a lipo aspiração, e, tudo isso é válido, é necessário!

O que produz a longevidade na pessoa não é só a saúde física, mas também a saúde emocional, a saúde mental, a saúde intelectual e moral e sobretudo a saúde espiritual. O idoso é referência religiosa seja qual for a denominação abraçada, pois é preciso revelar o amor de Deus às gerações futuras, para que as dificuldades sejam superadas com o olhar voltado para o alvo que é Cristo Jesus; a oração, a comunhão com Deus estão comprovadas cientificamente como recurso de viver saudável, pois eliminam a reclamação, a insatisfação e a ingratidão que atraem a ansiedade, a tristeza, as preocupações desnecessárias e os medos vis, infundados.

O viver saudável que buscamos não é apenas o físico é o todo envolvendo os vários aspectos de nossa vida. E devemos buscar esse viver saudável influenciando as gerações futuras, que vivem num mundo pervertido, conturbado, ameaçado e cheio de confusão. É preciso que vivamos e preguemos através de nossas vidas o amor, esse sentimento transformador, que operado por Deus em nós, trará uma grande diferença para a sociedade em que vivemos. Valorizemos a vida! Que nós a vivamos intensamente!

E enquanto estivermos aqui que façamos o bem

E quer vivamos ou morramos; que morramos de tanto viver!

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por