Terezinha Camposterezinhaorquidea@gmail.com

Amazônia: o pulmão do mundo

Publicado em 23/09/2022 às 00:27.

A Amazônia é um bioma que poucos países do mundo contam com uma riqueza natural de sua magnitude. A Amazônia é um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo. Refere-se a um conjunto de ecossistemas, que abrange a Floresta Amazônica e a Bacia Amazônica.

A Amazônia compreende um conjunto de ecossistemas , que envolve a Bacia hidrográfica do Rio Amazonas, bem como a Floresta Amazônica; é considerada a região de maior biodiversidade do planeta e o maior bioma do Brasil. Não é exclusivamente brasileiro , sendo, portanto, encontrado em outros países.

A fauna é extremamente rica e conta com mais de trezentos milhões de espécies. A flora da Amazônia é bastante diversificada, constituída por árvores, ervas, arbustos, lianas e trepadeiras. Cerca de 17% do bioma foi devastado nos últimos cinqüenta anos. As crises permanentes de desmatamento e a perda da soberania nacional no conhecimento de cada bioma e de suas belezas, de seus significados e de sua importância para a vida do planeta têm sido muito ameaçados. No Brasil, segundo o IBGE, ela ocupa 4.196.943 milhões de Km².Aproximadamente, trinta e três milhões de habitantes estão nela, incluindo cerca de um milhão e seiscentos indígenas.

O bioma ocupa aproximadamente , 42,29% do território brasileiro nos estados :Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins.

De maneira específica, a vegetação é classificada em três categorias: Mata de Terra Firme, Mata de Igapó, Matas de Várzea. Nessas duas primeiras, é possível encontrar a vitória régia , planta aquática , símbolo do bioma amazônico. A fauna A fauna é extremamente rica. Estudos indicam que é possível encontrar na região cerca de trinta milhões de espécies animais, e, apesar disso, a fauna desse bioma não é totalmente conhecida. É composta, especialmente, por aves, roedores, répteis, insetos e anfíbios. Tucanos, araras, papagaios, macacos , onças, jacarés e peixes-boi são símbolos desse bioma.

A devastação da região da Amazônia tem preocupado muitos ambientalistas, podendo trazer conseqüências irreversíveis.
Segundo o Atlas de Pressões e Ameaças às Terras indígenas na Amazônia Brasileira, vivem, na Amazônia, trezentas e cinqüenta e sete comunidades remanescentes de quilombos.
O Bioma está presente em mais oito países da América do Sul: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.

No extremo norte do Brasil, a Amazônia serve de fronteira natural com os países que fazem limites com o território brasileiro, o que a torna um assunto de políticas públicas e uso de defesa territorial. Dentro dos limites brasileiros , a Floresta Amazônica é chamada de Amazônia Legal.

(Rafaela Souza graduada em geografia e Atália Matias)


A devastação da região da Amazônia tem preocupado muitos ambientalistas, podendo trazer conseqüências irreversíveis.Segundo o Atlas de Pressões e Ameaças às Terras indígenas na Amazônia Brasileira, vivem, na Amazônia, trezentas e cinqüenta e sete comunidades remanescentes de quilombos.


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por