Você já percebeu que as suas emoções afetam o seu corpo? Uma maneira de perceber isso é por meio da postura corporal. A mente e o corpo são um sistema único e, por isso, os pensamentos podem gerar desde bem-estar a mal-estar, traduzido no que percebemos como tensões. Os sentimentos de ansiedade, estresse, raiva, depressão, medo representam emoções negativas que produzem tensões que afetam o tecido facial. Indicamos exercícios físicos de alongamentos e também a massagem relaxante em casos de tensões musculares.
A microfisioterapia é uma técnica de terapia manual que visa tratar a causa da doença e não apenas seu sintoma. Isso é possível porque nosso organismo tem uma memória própria, que é construída através de micromovimentos imperceptíveis dos nossos órgãos e células.
As atividades físicas e as práticas corporais são importantes aliadas da saúde e do bem-estar. Veja alguns benefícios da prática regular de atividades físicas: fortalecimento dos ossos e músculos; melhora do condicionamento muscular e cardiorrespiratório; redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, fibromialgia, alguns cânceres, entre outras doenças; melhora da saúde mental e do humor; redução do estresse; controle da pressão arterial e níveis de açúcar no sangue; melhora em quadros de depressão; aumento da autoestima e da sensação de bem-estar; aumento da expectativa de vida; melhora da qualidade do sono; controle de peso; manutenção da autonomia nas atividades diárias e prevenção do risco de quedas para pessoas de terceira idade.
Uma boa massagem pode salvar o seu dia – ou, pelo menos, aliviar o estresse e relaxar seus músculos para que você recupere a disposição e enfrente seus problemas com mais tranquilidade. Um estudo realizado no Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, concluiu que uma boa massagem pode até provocar alterações biológicas no corpo de quem a recebe! Os voluntários experimentaram reduções significativas nos níveis do hormônio cortisol – responsável pelo estresse – no sangue e na saliva, e também um aumento no número de linfócitos, os glóbulos brancos do sangue que são parte do sistema imunológico.
As máscaras de proteção são peças indispensáveis durante esse período em que estamos enfrentando a pandemia de coronavírus. Elas diminuem as chances de contágio e a proliferação do vírus. Para garantir eficácia, as máscaras precisam cobrir a boca e o nariz.
Confecção caseira: As máscaras caseiras, desde que bem confeccionadas, são recomendadas pelo próprio Ministério da Saúde. Além de eficientes, são equipamentos simples e fáceis de produzir. São grandes aliadas no combate à propagação do coronavírus, pois protege você e as pessoas a sua volta. Para funcionar bem, precisam seguir algumas especificações. É preciso que tenham pelo menos duas camadas de pano e sejam feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.
Usar máscaras é cuidar de você e de sua família. Com elas, conseguimos diminuir o risco de contágio e damos tempo a que cientistas encontrem uma vacina anticoronavírus.
Enquanto isso, a nossa orientação aqui no Instituto Vida é que você continue cuidando bem da sua saúde.